Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Serão enviadas ao Estado de Goiás 42,6 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19

Goiás deve receber mais de 42 mil doses da vacina pediátrica contra Covid-19

12/01/2022, às 13:44 · Por Redação

O Governo de Goiás deve, até o dia 17 de janeiro, 42,6 mil doses de vacinas pediátricas contra a Covid-19, que são da remessa inicial a ser enviada pelo Governo Federal a partir de 14 de janeiro, conforme previsão do Ministério da Saúde (MS). O órgão anunciou que o Estado vai receber 3,55% do lote de 1,2 milhão de doses do primeiro carregamento dos imunizantes da Pfizer, que deve chegar ao Brasil até quinta-feira (13/1).

Em Goiás, como prevê a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a estimativa é que a imunização de crianças dos 5 aos 11 anos seja iniciada entre os dias 15 e 17 de janeiro. "Iniciaremos a vacinação o mais rápido possível e da maneira mais facilitada e acessível, por idade decrescente", disse o titular da SES, Ismael Alexandrino. 

Goiânia
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Goiânia divulgou nesta terça-feira (11/1) um calendário que leva em consideração a chegada de doses pediátricas ao município até o dia 17 de janeiro. A pasta disponibilizará 15 pontos para aplicação do imunizante. A capital goiana, conforme levantamento da Superintendência de Vigilância em Saúde, conta com 120 mil crianças aptas para receber a primeira dose pediátrica da vacina.

“Para a vacinação das crianças de 5 a 11 anos, a Prefeitura de Goiânia já está preparada e recomenda a ação. A vacina tem cumprido o seu papel. Para isso, vamos disponibilizar, assim que as doses chegarem, 15 pontos para aplicação do imunizante”, explica o titular da SMS, Durval Pedroso, acrescentado que o calendário da SMS é de 17 de janeiro a 12 de fevereiro. “Buscamos nesse período vacinar o maior número de crianças possível”, disse.

O secretário Durval Pedroso ressalta ainda que a vacinação será realizada com a vacina da Pfizer, autorizada para aplicação no público infantil pela Agência Nacional Vigilância Sanitária (Anvisa), com o intervalo de oito semanas entre a primeira e a segunda dose, levando em consideração que dosagem das crianças é menor que a dos adultos, mas tem a mesma eficácia, conforme demonstrado por estudos já publicados.

Para o superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Yves Mauro Ternes, a vacina possui composição específica para a faixa etária de 5 a 11 anos. “Conforme preconizado em Nota Técnica, as doses não serão administradas junto com outras vacinas do calendário infantil, sendo recomendado, por precaução, um intervalo de 15 dias”, explica o superintendente, salientando que os 15 postos de vacinação vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados das 8h às 16h, sem agendamento.

Confira o calendário de vacinação das crianças:
- De 17 a 19 de janeiro: crianças de 11 anos
- De 20 a 22 de janeiro: crianças de 10 anos
- De 24 a 26 de janeiro: crianças de 9 anos
- De 27 a 29 de janeiro: crianças de 8 anos
- De 31 de janeiro a 2 de fevereiro: crianças de 7 anos
- De 3 a 5 de fevereiro: crianças de 6 anos 
- De 7 a 9 de fevereiro: crianças de 5 anos
- De 10 a 12 de fevereiro: repescagem

Locais de vacinação das crianças:
- Centro Municipal de Vacinação (CMV)
- CS Cidade Jardim
- Ciams Novo Horizonte
- UPA Novo Mundo
- USF Goiânia Viva
- USF São Francisco
- USF Jardins do Cerrado IV
- USF Leste Universitário
- USF Parque Santa Rita
- USF Jardim Guanabara I
- USF São Judas Tadeu
- USF Alto do Vale
- USF Vila Mutirão
- USF Boa Vista
- USF Recanto das Minas Gerais


Covid-19 Vacinação Governo de Goiás Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E