Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Alguns movimentos contribuíram para este impulso do empreendedorismo, como a busca por uma recolocação no mercado de trabalho e novas oportunidades

Goiás teve crescimento de 27% em abertura de empresas

13/01/2022, às 09:15 · Por Redação

A economia goiana ganhou 33 mil novas empresas no ano passado, um crescimento de 27% sobre o número de negócios abertos em 2020. O balanço anual da Junta Comercial do Estado de Goiás (Juceg) mostra um saldo positivo entre aberturas e fechamentos, já que o número de empresas extintas somou 14,7 mil.

Além da retomada da economia, após os reflexos da pandemia, alguns movimentos contribuíram para este impulso do empreendedorismo, como a busca por uma recolocação no mercado de trabalho e novas oportunidades.

Para o presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços do Estado (Acieg), Rubens Fileti, existiram três movimentos bem claros que resultaram na abertura de tantas novas empresas no ano passado. O primeiro é quando trabalhadores com alto grau de especialização optam por abrir o próprio negócio em sua área, diante de alguma dificuldade para recolocação no mercado de trabalho.

Outro fator é quem precisou fechar seu negócio anterior por algum motivo e resolveu investir num novo CNPJ, mesmo que seja de um novo segmento. O terceiro movimento é resultante do próprio desemprego, quando um trabalhador que não é tão qualificado e ocupava cargos menores resolve empreender por necessidade ou oportunidade.

“Muitos empreendedores se formalizaram, se tornando microempreendedores individuais (MEIs) em 2021, até mesmo para conseguirem buscar recursos no mercado, com o reaquecimento da economia”, lembra. Mas Rubens reconhece que também há um otimismo maior. Ele lembra que, apesar dos números mostrarem um baixo crescimento econômico, alguns segmentos crescerão mais que outros, como o agronegócio e a tecnologia da informação.



Empregos Goiás
P U B L I C I D A D E