Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

A oficialização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) na última quinta-feira, 06

UPA da Chácara do Governador recebe o nome do ex-prefeito Paulo Garcia

07/01/2022, às 15:00 · Por Redação

Após de quase dois anos em funcionamento, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Chácara do Governador enfim recebe o nome do ex-prefeito, Paulo Garcia. 

Foi o último petista que administrou a Capital, entre 1 de abril de 2010 e 31 de dezembro de 2016 e a iniciativa partiu do ex-prefeito Iris Rezende (MDB), que teve Paulo Garcia como vice do terceiro mandato do emedebista como chefe do Executivo goianiense. 

O projeto tramitava na Câmara Municipal desde a reinauguração da Unidade de Pronto Atendimento, no mês de setembro de 2020, após nove meses fechada para a reforma que adequou a estrutura para o modelo de UPA. A oficialização foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) desta quinta-feira, 6, após a aprovação em definitivo da Câmara Municipal de Goiânia no último dia 15 de dezembro.  

 Antes da adequação, o local era um Centro de Assistência Integral de Saúde (Cais). Com a mudança, a unidade passou a contar atendimento clínico geral e pediátrico e também com estrutura ampliada.  

A justificativa do ex-prefeito para a homenagem era a de que Paulo Garcia, vice-prefeito dele entre os anos de 2009 e 2010, teve uma vida política importante no Estado até assumir a prefeitura em 2010, quando Iris deixou o cargo para se candidatar ao governo do Estado. “Visa homenagear o ex-prefeito, médico neurocirurgião e que teve uma vida política iniciada na área da saúde”, justificou.  

Trajetória

Paulo Garcia morreu no dia 30 de julho de 2017, aos 58 anos, vítima de um infarto fulminante. Médico, ele foi presidente da Unimed Goiânia e dirigente no Sistema Nacional Unimed; professor de Neurocirurgia e presidente do colegiado do curso de medicina da Universidade Federal de Goiás (UFG); secretário da Academia Brasileira de Neurocirurgia e membro do Conselho Regional de Medicina de Goiás (CRM-GO); além de político filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT).

O terceiro prefeito de Goiânia pelo PT, depois de Darci Accorsi (1993 a 1996) e Pedro Wilson (2001 a 2004), Paulo Garcia também foi deputado estadual pela mesma legenda por dois mandatos, de 2002 a 2006 e de 2003 até 2007, nas 14ª e 15ª legislaturas da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego); suplente de vereador na Câmara Municipal de Goiânia, em 2000; e secretário de organização do PT Municipal de Goiânia.

Foi eleito vice-prefeito de Goiânia no dia 5 de outubro de 2008, na chapa que reelegeu o prefeito Iris Rezende, em primeiro turno, com 74% os votos válidos, para chefe do Executivo municipal. Assumiu o Paço no dia 1º de abril de 2010, quando o então prefeito Iris Rezende renunciou ao cargo para disputar as eleições para governador do Estado de Goiás. Foi reeleito nas eleições de 2012, ainda no 1º turno, com mais de 57% dos votos válidos.


UPA Chácara do Governador Paulo Garcia
P U B L I C I D A D E