Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

BNDES escolheu locais como o Parque Serra de Caldas que já possuem regularização fundiária e Plano de Manejo estabelecido

Três parques em Goiás serão privatizados até o final do ano

05/01/2022, às 10:52 · Por Redação

Três parques estaduais de Goiás devem ser administrados por empresas privadas até o final deste ano. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Semad) aguarda para este primeiro trimestre a publicação dos estudos de viabilidade das concessões dos parques Altamiro de Moura Pacheco (Peamp), Serra de Caldas (Pescan) e Terra Ronca (Peter) que estão sendo elaborados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A previsão é que a licitação para a passagem da administração das unidades de conservação seja realizada no quarto trimestre deste ano e tem a intenção de  explorar o potencial turístico dos locais aliado à preservação. 

“Não conhecemos sobre a gestão de turismo, como a venda de ingressos, criação de passeios, comodidade para os turistas, transporte, visitação. O que fazemos atualmente é a preservação das unidades. O que queremos é levar o visitante a fazer não só um passeio, mas permitir que aprenda sobre conservação, ter uma outra concepção de mundo ao sair de lá, ser diferente se apenas uma visita turística", afirmou a secretária Andrea Vulcanis ao jornal O Popular. 

A ideia é buscar conceitos avançados de turismo em unidades de conservação. No caso de Goiás, a escolha pelas unidades de conservação se deu pelo próprio BNDES, como locais mais avançados para o estabelecimento das concessões, pois possuem regularização fundiária e Plano de Manejo estabelecido. 


Parques Goiás Terceirização
P U B L I C I D A D E