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Goiânia, 29/05/24
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Com isso, Goiás deve ter, em até dois anos, 26 praças de pedágio em oito rodovias federais diferentes.

Mais doze pedágios estão previstos em rodovias federais que cortam o Estado

05/01/2022, às 08:12 · Por Redação

Ao menos mais três rodovias federais em Goiás deverão ser concedidas à iniciativa privada até o fim de 2023, de acordo com o cronograma apresentado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Os estudos de viabilidade para passar à iniciativa privada a administração das BRs 060, entre Goiânia e Rio Verde, 452, entre Rio Verde e Itumbiara, e 364, entre Rio Verde e o estado do Mato Grosso, já foram finalizados e abertos para consulta pública na última semana de dezembro de 2021.

O projeto aumenta em 12 o número de praças de pedágios em território goiano. Atualmente, o Estado de Goiás é território para sete praças de pedágio em rodovias federais. O maior número está na BR-153/060, de concessão da Triunfo Concebra, e que cobra dos motoristas a passagem em quatro locais entre as divisas com o Distrito Federal e com Minas Gerais. A Via040, concessionária da BR-040, possui uma praça de pedágio e a EcoRodovias, que tem a concessão da BR-050, tem outros dois pontos de cobrança. Além disso, neste semestre há a previsão de mais sete praças, sendo cinco na BR-153, um na BR-080 e um na BR-414, todos da EcoRodovias, que venceu licitação em outubro passado para a concessão do trecho entre Anápolis e Aliança do Norte (TO).

Com isso, Goiás deve ter, em até dois anos, 26 praças de pedágio em oito rodovias federais diferentes. Caso o novo projeto de licitação seja efetivado, o motorista que sair da capital com destino a Rio Verde, pela BR-060, terá de passar por pelo menos quatro pedágios. No trecho há a previsão de cinco praças, mas duas delas ocorrem em local semelhante, mas em sentidos opostos, ambos na cidade de Abadia de Goiás, na região metropolitana de Goiânia. Próximo ao mesmo município há a estimativa de mais uma praça de pedágio, que deve ser instalada no Contorno Sul de Goiânia, que é uma via a ser construída de ligação da BR-153 à BR-060.

A ideia desta praça no Contorno Sul é impedir que o motorista fuja do pedágio na rodovia para chegar à capital, saindo de Rio Verde. O estudo do BNDES estima que passem por esse trecho da BR-060 111.500 veículos por dia em média nos primeiros anos da concessão, que está proposta para durar 30 anos. Neste caso, o motorista terá de pagar a tarifa estimada de R$ 0,15211 por quilômetro. No entanto, a previsão é que este valor seja diminuído com a disputa do lote da licitação. Outras três praças de pedágio estão previstas para serem instaladas na BR-452. Como se trata de pista simples, a estimativa inicial é de uma tarifa de R$ 0,10865 por quilômetro. O Contorno Sul, BR-060 e a BR-452, pertence a um mesmo lote para a consulta pública.

Além das praças de pedágio e da obra do Contorno, há a previsão de construir 20 km de faixas adicionais, 528 m de pavimentação de vias marginais, obras nos 31 acessos e a reforma de um posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) entre os investimentos nos 217 km da BR-060. Já nos 196,6 km da BR-452, a empresa a ser contratada terá de realizar a duplicação de 13 km, 118 km de terceira faixa, 4,2 km de vias marginais, construção de três acessos e 11 rotatórias, sendo oito trincheiras. O estudo aponta a necessidade de R$ 3,12 bilhões de investimentos e R$ 2,49 bilhões de custos e despesas. Em outro lote está a BR-364 que terá três praças de pedágio em Goiás. O BNDES estimou tarifa de R$ 0,09442 por km nos locais de pista simples e R$ 0,13218 por km nos trechos de pista dupla. Esta concessão utilizará do contorno de Jataí, que já está implantado, mas terá de implantar um contorno na cidade de Alto Araguaia, com 7,2 km de extensão. A previsão é que esta obra seja realizada a partir do quarto ano de contrato assinado. Para esta rodovia, o estudo prevê um investimento na ordem de R$ 2,7 bilhões, além do custo de R$ 2,17 bilhões.


Pedágios BR-153 BR-060
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