Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Jackson Rodrigues

Atendimento dos pacientes com síndrome gripal, sintomas de dengue e Covid-19 será em mais 76 unidades de saúde, sendo 54 USF e 22 Centros de Saúde

Atendimento para dengue, gripe e Covid-19 é ampliado em Goiânia

29/12/2021, às 14:53 · Por Redação

A Prefeitura de Goiânia, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ampliou o atendimento para população com sintomas de síndrome gripal, dengue e Covid-19 em 76 postos de saúde – entre unidades de saúde da família (USF) e centros de saúde. Atualmente, as consultas espontâneas estavam ocorrendo nas 13 unidades de urgência e emergência.

"Em todos esses locais a demanda será espontânea e haverá hidratação dos pacientes que necessitarem", afirma o secretário de Saúde, Durval Pedroso, em vídeo divulgado pela assessoria de comunicação nesta quarta-feira (29). O atendimento dos pacientes com síndrome gripal, sintomas de dengue e Covid-19 será em mais 76 unidades de saúde, sendo 54 Unidades de Saúde da Família (USF) e 22 Centros de Saúde.

A medida faz parte de um plano de contingência elaborado pela pasta após o aumento da demanda por atendimento, causando a lotação de Cais, Ciams e UPAs na capital nos últimos dias. Além da maior procura, a rede passa por problemas como o fim do contrato de servidores temporários, falta de insumos para testes e exames e até falhas de equipamentos.

A SMS também informou que desde o dia 22 de dezembro já foram contratados 126 profissionais da saúde para substituir os que tiveram o contrato temporário encerrado. “Também estão sendo criadas unidades referência para o atendimento de pacientes com dengue. Hoje, os Cais Campinas e Cândida de Moraes, já estão funcionando com a nova estratégia", pontua.

Durval ressalta que é importante que o cidadão consiga diferenciar os sintomas de gripe e de dengue na hora de buscar atendimento. “Há alguns sintomas que são comuns como febre, dor de cabeça e mal estar inicial. Depois os sintomas se diferem, a gripe envolve o sistema respiratório, com coriza, tosse, dificuldade para respirar, já com a dengue aparecem mais dores generalizadas no corpo, desconforto gastrointestinal e dor forte de cabeça" ressalta o secretário Durval Pedroso.


Dengue Covid-19 Síndrome Gripal Gripe
P U B L I C I D A D E