Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Orientação é procurar atendimento médico para qualquer sinal identificado das doenças

Postos de saúde lotam com casos de doenças virais

28/12/2021, às 22:22 · Por Redação

Em meio a uma pandemia de Covid-19 que se aproxima de dois anos, há ainda aumento de casos de H3N2, de dengue e chicungunha. Com quadros que podem se agravar de formas distintas, a orientação é procurar atendimento médico para qualquer sinal identificado das doenças.

Em Goiás, 61 casos de H3N2 já estão confirmados; os casos de dengue ultrapassam 46 mil e há 331 confirmações de chicungunha. Os casos de Covid-19 no estado superam os 24 mil, mas nas últimas 24 horas não foram confirmados novos óbitos pela doença.

O que ainda não se sabe é se o vírus é uma nova variante, já confirmada no Rio de Janeiro, por exemplo. Os casos de Goiás estão em análise no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo, para sequenciamento.

“Os pacientes não conseguem diferenciar em casa o que é gripe do que é Covid-19. A orientação, então, é procurar atendimento médico, com atenção especial para os grupos de risco. Para as crianças, por exemplo, a Influenza pode ser mais grave do que a Covid-19 tem se mostrado. Nos casos de gripe, entretanto, já conhecemos melhor o comportamento do vírus e sabemos em quais casos precisamos estar mais atentos”, explica a superintendente de vigilância em saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), Flúvia Amorim.


Saúde Goiás H3N2 Dengue
P U B L I C I D A D E