Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Jackson Rodrigues

Novo Código Tributário de Goiânia foi defendido pelo prefeito Rogério Cruz em coletiva à imprensa

Rogério Cruz diz que justiça social é o que está no Código Tributário para o IPTU

23/12/2021, às 18:20 · Por Redação

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz (Republicanos), concedeu desta quarta-feira (22/12) coletiva à imprensa para apresentar um balanço deste primeiro ano à frente da Prefeitura de Goiânia. Diversos assuntos foram tratados na entrevista, que durou quase toda a manhã, entre eles o novo Código Tributário, que teve um considerado destaque.

"O IPTU é um ponto de um projeto muito grande que nós apresentamos à Câmara Municipal, que é justamente o Código Tributário. A discussão já vinha se arrastando há mais de 40 anos”, comentou o prefeito Rogério Cruz, acrescentando que dentro do Código Tributário está o IPTU. “As pessoas só olham para o IPTU, mas tem muitas vantagens no novo Código Tributário", disse, defendendo as alterações feitas na forma de cálculo do imposto.

De acordo com o prefeito, a nova fórmula de calcular o IPTU na capital traz redução na cobrança do imposto para muitos moradores. "Às vezes a pessoa não entende o que é justiça social. Vou novamente citar o exemplo que citamos desde o início: quem mora hoje no Aldeia do Vale e quem mora hoje no Vale dos Sonhos, a taxa para chegar ao valor do IPTU das pessoas tem o mesmo percentual nos dois lugares. Isso é injustiça social", falou.

Conforme o prefeito, justiça social é o que está no novo Código Tributário. “Ele dá o direito às pessoas que moram no Aldeia do Vale a pagar o IPTU segundo o valor que é digno de seus imóveis. E as pessoas que moram nas suas casinhas no Vale dos Sonhos vão pagar o IPTU de acordo com o tamanho de seu imóvel. Acabamos com as zonas, que faziam a injustiça", afirmou.

O prefeito usou, ainda, o Residencial Orlando de Morais para exemplificar as mudanças aplicadas no cálculo do IPTU, que se baseia no valor venal dos imóveis para a atualização anual do imposto. "Uma pessoa pergunta: 'Mas eu moro no Orlando de Morais e a minha casa não ficou isenta de IPTU'. A cidade cresce e desenvolve. O Orlando de Morais tem muitos imóveis, pode-se dizer a maioria deles, que estão isentos do IPTU dentro do novo Código Tributário, que são os imóveis com valor venal de até R$ 120 mil", detalhou o prefeito.

Para aqueles imóveis nos quais o simulador da prefeitura apontou um aumento gradual no IPTU, prefeito Rogério Cruz explicou que, desde a apresentação do texto do novo Código Tributário à Câmara Municipal, a gestão da capital deixou claro que haveria residências que contariam com isenção no novo formato de cálculo, outras teriam redução no importo e uma parte contaria com aumento na cobrança. "Em alguns dissemos desde o início que haveria aumento”, concluiu.


Código Tributário IPTU Prefeitura de Goiânia Rogério Cruz
P U B L I C I D A D E