Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Jackson Rodrigues

Preso e torturado pelos ditadores, o jornalista Pinheiro Salles escreveu artigo em O Popular defendendo a mudança de nome e Clécio Alves (foto) apresentou projeto

Câmara aprova troca do nome de Castelo Branco para Avenida Iris Rezende Machado

21/12/2021, às 18:03 · Por Eduardo Horacio

A Câmara de Vereadores de Goiânia aprovou nesta terça-feira, 21, por unanimidade, o projeto de lei que troca o nome da Avenida Castelo Branco para Avenida Iris Rezende Machado. De autoria do vice-presidente da Casa, Clécio Alves (MDB), a mudança é uma homenagem ao ex-governador e ex-prefeito de Goiânia, que morreu em 9 de novembro.

A Lei Orgânica de Goiânia permite a mudança de nome de logradouros que homenageiam ditadores ou pessoas ligadas à ditadura militar no Brasil (de 1964 a 1985). Um dos articuladores do golpe de 64, o general Humberto de Alencar Castello Branco foi o primeiro dos cinco militares a presidir o País naquele período.

Propositor da mudança, Clécio Alves afirmou que a mudança é um reconhecimento à luta de Iris pelo restabelecimento da democracia no Brasil. Então prefeito de Goiânia, Iris Rezende teve seu mandato cassado pela ditadura em 1969 e só recuperou seus direitos políticos após 10 anos. 

Apoio
Preso e torturado pelos ditadores, o jornalista Pinheiro Salles escreveu artigo em O Popular defendendo a mudança de nome em uma das principais avenidas que cortam a Capital para Avenida Iris Rezende Machado. Segundo ele, manter o nome de um ditador “significa uma agressão ao povo goiano”. “Absolutamente nada justificaria a humilhação com um algoz do povo goiano”, acrescentou ele.

“Queremos ter a tranquilidade de transitar, estudar e trabalhar na Avenida Iris Rezende Machado. Que os vereadores e vereadoras assumam essa histórica iniciativa”, concluiu Pinheiro Salles, em artigo publicado em 18 de novembro, nove dias após a morte do ex-governador e ex-prefeito.

A homenagem a Iris Rezende foi aprovada na véspera da data de seu aniversário, em 22 de dezembro. Nesta quarta-feira, dia em que Iris completaria 88 anos, o governo de Goiás promove um tributo em homenagem ao político.


Iris Rezende Iris Rezende Machado Avenida Iris Rezende Clécio Alves Pinheiro Salles Lei Orgânica do Município
P U B L I C I D A D E