Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O estacionamento rotativo pago começará no próximo ano, sendo a quarta vez que uma gestão municipal tenta remodelar a política tanto em tecnologia como em aumento de vagas monitoradas

Prefeitura estuda expandir 'Área Azul' a novos bairros em Goiânia

20/12/2021, às 14:25 · Por Redação

A mudança na Área Azul de Goiânia, como projeta o Paço Municipal, deverá  ampliar o número de vagas rotativas pagas na capital e levar a tecnologia para outros bairros além do Central e Campinas.

O secretário-executivo da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Ciro Meireles, afirmou ao jornal O Popular que bairros como Bueno, Oeste, Marista e Jardim Goiás, passam a integrar o projeto. Meireles também explica que o número de vagas nos setores Central e Campinas também serão ampliadas. No entanto, não é possível saber ainda se, neste aspecto, será aproveitado o estudo feito pela gestão anterior, de Iris Rezende (MDB), que elevava as vagas nestes dois bairros em cerca de 7 mil novos lugares, abrangendo vias como a Avenida Independência, por exemplo.

Uma nova Área Azul, o estacionamento rotativo pago em Goiânia, está projetada para começar no próximo ano, sendo a quarta vez que uma gestão municipal tenta remodelar a política tanto em tecnologia como em aumento de vagas monitoradas.

Desta vez, a Secretaria Municipal de Mobilidade prepara a divulgação, ainda neste ano, de um edital do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) para a escolher projeto para estudos técnicos e soluções tecnológicas de gestão, operação, manutenção e expansão da Área Azul, que atualmente funciona em 3.678 vagas nos setores Central e Campinas.

O PMI é um método em que empresas propõem os projetos, desde qual modo de cobrança e fiscalização e até quais os locais exatos em que as vagas serão pagas. A partir disso, a Prefeitura escolhe qual a proposta que mais se adequaria à política desejada, que é de expansão da Área Azul e maior eficiência na rotação de vagas.

Depois de escolhido o modelo, a Prefeitura deverá lançar novo edital, desta vez em processo licitatório, para a escolha da empresa que vai operar a tecnologia escolhida. Poderá ser o mesmo grupo vencedor do PMI, mas não é uma obrigatoriedade. A implantação total da nova Área Azul está prevista para ocorrer ainda em 2022, mais provavelmente no segundo semestre do ano. A SMM entende que o estacionamento rotativo pago atualmente é falho, já que há muita fraude, no sentido de que os motoristas ocupam as vagas por mais tempo do que era o esperado, prejudicando a busca por espaços para deixar o carro e fazer compras nas regiões Central e Campinas, por exemplo. 


Prefeitura de Goiânia Trânsito SMM
P U B L I C I D A D E