Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Copart, líder em vários países com mais de 3 milhões de carros vendidos por mês, acaba de desembarcar no mercado local

Empresas de leilão virtual de veículos chegam a Goiás de olho em expansão do mercado

20/12/2021, às 14:14 · Por Redação

O mercado de leilões virtuais de veículos ganhou forte impulso durante a pandemia do novo coronavírus, após a proibição de eventos presenciais. Mas foi nos últimos meses, com a escassez de veículos e peças no mercado, que este player de vendas ganhou ainda mais força: o número de compradores cadastrados cresceu até 60% em algumas empresas. A compra e revenda de veículos adquiridos em leilões se tornou uma fonte de renda para muita gente e o potencial do mercado goiano atraiu mais empresas do ramo.

A Copart, companhia líder na organização de leilões virtuais, presente em vários países e que vende mais de 3 milhões de carros por mês, acaba de desembarcar no mercado local em parceria com a Leilões Brasil. A empresa já contava com muitos clientes no Estado, que participavam de leilões nacionais.

Agora, os pregões são realizados direto de Goiânia, todas as quartas-feiras, com mais de 300 veículos ofertados por evento. Os lotes são originados de grandes frotistas, incluindo bancos, seguradoras, locadoras de veículos e até de consumidores individuais. O presidente da Copart Brasil, Adiel Avelar, lembra que o mercado brasileiro é um dos maiores do mundo, devido à grande produção e comercialização de veículos. Segundo ele, a empresa já conta com 14 pátios em todas as regiões do Brasil e Goiás se tornou um foco por ser um polo no Centro-Oeste pela força econômica. Em todo o País, a Copart oferta quase 10 mil veículos por mês em leilões praticamente diários. “Já tínhamos muitos compradores no Estado e vendemos mais de mil carros por mês”, informa Avelar.

Ele avalia que a compra em leilão é uma oportunidade e facilidade. Para participar, a pessoa faz um cadastro, recebe uma mensagem de celular para tirar uma foto para reconhecimento facial e já está apta a participar das ofertas em todo País. Este ano, o número de compradores por leilão saltou de 7 mil para 12 mil. Nos sites das leiloeiras, a pessoa acessa as informações sobre os veículos e pode vê-los de perto nos pátios antes do leilão. “Temos clientes de pessoas físicas a lojistas. Agora, fomentamos o mercado de desmontes”, destaca o presidente da Copart.

Alguns compram veículos batidos, vendidos por seguradoras, para revenderem as peças, um mercado que se aqueceu na pandemia. “Muita gente perdeu o emprego e passou a comprar carros em leilões para consertar e revender para ter renda.” Segundo os leiloeiros, a estimativa de economia com a aquisição de um carro em leilão é de cerca de 30%, dependendo do estado de conservação. O comprador também paga 5% ao leiloeiro e algumas taxas administrativas, como as chamadas ‘taxas de pátio’. Avelar prevê que este mercado tenha crescido cerca de 30% este ano, um índice bem superior aos anos anteriores.



Leilões Veículos Goiás
P U B L I C I D A D E