Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Além do salário, foi determinado também reajuste do benefício alimentação no mesmo percentual

Trabalhadores do transporte coletivo de Goiânia terão reajuste salarial de 6,20%

19/12/2021, às 14:59 · Por Redação

Os trabalhadores do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana terão reajuste de 6,20% sobre o salário de fevereiro deste ano, retroativo a partir de 1º de março deste ano. A determinação para empresas realizaram o pagamento é do Tribunal Regional do Trabalho de Goiás (TRT-GO), que admitiu dissídio coletivo de natureza econômica ao acolher voto da relatora, desembargadora Khatia Maria Bomtempo de Albuquerque

Além do salário, foi determinado também reajuste do benefício alimentação no mesmo percentual. O dissídio coletivo, que é o nome dado ao processo no qual o Poder Judiciário recebe a missão de solucionar um conflito coletivo de trabalho, foi ajuizado pelo Sindicato Intermunicipal dos Trabalhadores no Transporte Coletivo Urbano de Goiânia e Região Metropolitana (Sindcoletivo) em face do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo e Passageiros de Goiânia e Região Metropolitana (SET).

Na decisão, a magistrada esclareceu que a sessão especializada em dissídios coletivos do Tribunal Superior do Trabalho (TST) entende ser possível a concessão de reajuste salarial por meio de sentença normativa e, assim, visando recompor os níveis salariais da categoria e patamar razoável.

Conforme a desembargadora, o percentual foi fixado um pouco inferior ao valor do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve variação nominal de 6,22% entre março de 2020 e fevereiro de 2021. Ela explicou que o reajuste foi fixado levando em conta o contexto econômico do país, bem como as dificuldades enfrentadas pelas empresas e as necessidades dos trabalhadores.


Reajuste Transporte Coletivo Goiânia Região Metropolitana
P U B L I C I D A D E