Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Escolas em tempo integral resultados na Prova Brasil e na avaliação do Ideb

Escolas integrais de Goiás têm desempenho superior que regulares

19/12/2021, às 14:02 · Por Redação

Terceira colocada no Iº Prêmio Nacional de Educação, uma pesquisa realizada por goianos mostra que o desempenho de estudantes de instituições públicas goianas foi significativamente superior em avaliações de desempenho, em comparação às escolas regulares.

“Avaliação de Impacto da Escola Estadual de Tempo Integral nos Resultados de Desempenho Educacional do Estado de Goiás” é o título do estudo premiado, que foi produzido pelos goianos Alex Felipe Rodrigues Lima, Erik Alencar de Figueiredo, Felipe Resende Oliveira e Rodrigo Nobre Fernandez.

Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores avaliaram os resultados dos alunos na Prova Brasil, do Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego), e também no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb). Conforme o levantamento, a metodologia de ensino e a abordagem pedagógica das escolas em tempo integral justificam o desempenho superior dos alunos.

Goiás, conforme dados da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conta com 164 Centros de Ensino em Período Integral (Cepis) e até o final de 2022 pretende implantar mais 105 instituições de ensino com esse modelo. Para analisar os efeitos da aplicação do ensino integral, as pesquisa comparou as escolas com e sem o sistema, que teve início em 2007 no Estado de Goiás.

A comparação ocorreu com base em dados empíricos coletados por meio de indicadores educacionais, como do Ideb e da Prova Brasil, bem como de provas de Português e Matemática, e as taxas de reprovação, aprovação e abandono escolar.


Educação Tempo Integral Governo de Goiás
P U B L I C I D A D E