Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Campanha do MPGO, Estado de Goiás e Prefeitura de Goiânia visa incentivar a vacinação contra Covid-19

Prefeitura, Estado e MP-GO se unem para incentivar vacinação contra Covid-19

18/12/2021, às 10:52 · Por Redação

Com o objetivo de incentivar a vacinação contra Covid-19 em Goiás, o Ministério Público de Goiás (MPGO), a Secretaria Estadual de Saúde (SES) e a Prefeitura de Goiânia lançaram na última sexta-feira (17/12) a campanha Sou pela Vida, Estou Vacinado. A iniciativa conta ainda com o apoio do Ministério Público Federal (MPF).


Ao apresentar o material à imprensa, o procurador-geral de Justiça de Goiás, Aylton Flávio Vechi, explicou que a mobilização chega num momento em que o contexto vacinal se inverteu. No início do ano, lembrou ele, havia uma grande procura pela vacina e pouca disponibilidade do imunizante, o que gerou, inclusive, denúncias de fura-fila. Agora, há doses de vacina em quantidade mais do que suficientes e uma queda na busca pela imunização.


Durante o evento, o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, cumprimentou o MPGO por capitanear a campanha e afirmou que o Município tem buscado ampliar os canais de acesso à vacinação, levando o imunizante a quem precisa. “Queremos que a vacina seja um instrumento de inclusão”, pontuou. Dentro dessa proposta, o secretário destacou a iniciativa de levar a vacinação a diferentes pontos da cidade por meio de uma van e mais de 60 postos fixos.


A necessidade de combate à disseminação da desinformação também foi salientada pela superintendente de Vigilância em Saúde da SES, Flúvia Amorim. ‘Essa campanha é para que as pessoas possam entender que as vacinas são seguras e eficazes, que não são vacinas experimentais, porque passaram por testes e todas as fases de análise da vigilância sanitária”, enfatizou.


Segundo dados da Saúde, tomaram a primeira dose da vacina em Goiás 5.235.405 pessoas, o que equivale a 74,6% da população do Estado. O índice de vacinados com segunda dose ou dose única é de 60,07%, o que representa 4.215.698 pessoas. Receberam a dose de reforço 456.419 pessoas. Cerca de 900 mil pessoas que já poderiam tomar a segunda dose ainda não retornaram aos postos de vacinação no Estado.


Vacinação Covid-19
P U B L I C I D A D E