Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Agir

Com o arrefecimento da pandemia, o hospital será transformado em Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, com adequação da estrutura para o atendimento do público infanto-juvenil

Após 47 mil pessoas atendidas, Hospital de Campanha de Goiânia encerra as atividades

16/12/2021, às 20:03 · Por Eduardo Horacio

O Hospital de Campanha de Goiânia (Hcamp) para o enfrentamento à Covid-19 encerra suas atividades após 1 ano e 8 meses em operação. A unidade, a primeira instalada pelo governo de Goiás em meio à pandemia, atendeu 47 mil pessoas. Nesse período, o Hcamp registrou 7.706 internações e 5.272 altas médicas. Os nove últimos pacientes foram transferidos para outras unidades.

Com o arrefecimento da pandemia, o hospital será transformado em Hospital Estadual da Criança e do Adolescente, com adequação da estrutura para o atendimento do público infanto-juvenil. “Esse hospital terá função específica de atender crianças que, hoje, não têm onde operar, para onde ir. Teremos um hospital digno, o Hospital da Criança”, ressalta o governador Ronaldo Caiado.

No dia em que foi aberto, em 26 de março de 2020, o Hcamp recebeu o primeiro paciente. Paulo Alves, morador de Luziânia, ficou internado na unidade por seis dias. Na última segunda-feira, 13, os nove pacientes ainda internados nas enfermarias e leitos de UTI do Hcamp foram levados para os hospitais de referência de Nerópolis, Senador Canedo, Trindade e para o Hospital de Doenças Tropicais (HDT), em Goiânia.

Em 20 meses, o Hcamp atendeu 47 mil pacientes, sendo que 40.292 passaram pelo pronto-socorro da unidade. O Hospital de Campanha de Goiânia realizou ainda 14.645 tomografias, 12.314 radiografias, 2.937 ultrassons, 1.955 electrocardiogramas, 16.853 testes RT-PCR para detecção do novo coronavírus e quase 900 mil análises de laboratório.

Com a expansão no momento de abertura, o Hcamp comportou 180 leitos de internação – sendo 100 leitos críticos de UTI e 80 enfermarias. A unidade contou com a colaboração de uma equipe de 1,2 mil trabalhadores da saúde.


Hospital de Campanha Hospital do Servidor Hospital Estadual da Criança e do Adolescente Agir Saúde Governo de Goiás OS
P U B L I C I D A D E