Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Mantovani Fernandes

O advogado Cleber Lopes, que faz a defesa de padre Robson de Oliveira, afirmou que o Tribunal apenas redistribuiu a reclamação da defesa, fazendo com que a liminar perdesse a eficácia

TJ-GO derruba liminar que impedia MP de compartilhar provas contra Padre Robson

14/12/2021, às 17:01 · Por Eduardo Horacio

Em sessão do Órgão Especial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) na última segunda-feira, 13, caiu a decisão liminar que impedia o Ministério Público de Goiás (MP-GO) de compartilhar provas contra o padre Robson de Oliveira. Com a decisão, o MP-GO poderá voltar a compartilhar os documentos apreendidos na Operação Vendilhões com outras esferas do inquérito.  

O desembargador Jairo Ferreira Júnior, que relatou o caso, declarou que o órgão não tinha competência para processar o julgamento da reclamação e determinou o envio dos autos para a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Goiás. Ele ainda sugeriu que a matéria fosse distribuída, de preferência, para o relator do processo principal.

O voto do relator foi acompanhado por unanimidade pelos demais desembargadores que pertencem ao Órgão Especial do TJ-GO. O desembargador Jairo Ferreira Júnior havia concedido liminar ao padre suspendendo, assim, o uso do material apreendido pelo MP-GO na parte criminal para investigações na esfera cível.

O advogado Cleber Lopes, que faz a defesa de padre Robson de Oliveira, afirmou que o Tribunal apenas redistribuiu a reclamação da defesa, fazendo com que a liminar perdesse a eficácia. Segundo ele, a defesa já estaria empenhada em obter uma nova liminar, já que não houve modificações nos fundamentos. Já o MP-GO informou que não irá se manifestar sobre a nova decisão.

Operação
Deflagrada em 2020, a Operação Vendilhões investiga o desvio de recursos doados por fieis da Associação Filhos do Pai Eterno (Afipe). O padre Robson de Oliveira é investigado na operação suspeito de comandar o esquema de desvio de dinheiro. O religioso foi afastado da presidência da Afipe e de suas funções na Igreja. Atualmente, padre Robson e outras cinco pessoas são alvo de pedido de prisão solicitado pela Polícia Federal.


Padre Robson Padre Robson de Oliveira TJ-GO MP-GO Operação Vendilhões Vendilhões
P U B L I C I D A D E