Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O pedido é para que a avenida passe a ser chamada de Iris Rezende

Avenida Castelo Branco em Goiânia vai mesmo mudar de nome

26/11/2021, às 10:17 · Por Redação

Em audiência nesta quinta-feira, 25, com o presidente da Câmara dos Vereadores de Goiânia, Romário Policarpo (Patriotas), Pinheiro Salles pediu em nome dos Anistiados a mudança no nome da avenida Castelo Branco que homenageia o primeiro presidente da ditadura militar para a avenida Iris Rezende. 

O presidente do legislativo goianiense garantiu o apoio dos vereadores para a mudança conforme adiantou a coluna Giro do O Popular. A Lei Orgânica do Município permite desde 2014, a alteração de logradouros públicos que levam o nome de personalidades ligadas a Ditadura Militar no Brasil, fascismo ou nazismo. 

Recentemente ele que é presidente da Comissão de Direitos Humanos e Liberdade de Imprensa do Sindicato dos Jornalistas em Goiás e vice-presidente da Comissão Nacional de Ética dos Jornalistas, escreveu um artigo para o Jornal O Popular, enumerando os motivos para que seja retirado o nome do ex-presidente da via urbana. 

'Sob todos os aspectos, sem qualquer resquício de dúvida, o nome de ditador em uma das principais avenidas da capital significa uma agressão à dignidade do povo goiano. E se esse ditador se chama Castelo Branco, tudo mais se agrava, levando-se em consideração as perseguições desencadeadas sobre democráticos políticos de nosso Estado, onde se inclui o recém-falecido Iris Rezende Machado. Isso passa a ser um escárnio. Se faço essas observações é porque estou certo de que, com serenidade, sempre devo cumprir o dever de me manifestar em defesa da justiça e da democracia', explanou em seu artigo. 


Pinheiro Sales Castelo Branco Iris Rezende
P U B L I C I D A D E