Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Goiás registra média de 220 acidentes de trânsito por dia desde 2018

Quatro pessoas morrem por dia nos acidentes de trânsito em Goiás

22/11/2021, às 11:11 · Por Redação

Goiás registra média de 220 acidentes de trânsito por dia desde 2018, com quatro pessoas em média que morrem depois de colisões, capotamentos, e outras ocorrências do tipo.

Números que causam preocupação das autoridades que, mais uma vez, estabelecem metas para que estas estatísticas tenham redução de 50%.

Desta vez, a expectativa é de que os dados apresentem queda para evitar pelo menos 86 mil mortes no Brasil entre 2018 e 2028.

Em 2018, o governo federal criou uma lei nacional sobre o assunto. Na época, foi informado que o programa havia sido reforçado e incorporados conceitos que partem do princípio de que a responsabilidade por evitar mortes e feridos no trânsito é compartilhada entre quem utiliza, projeta, constrói e fiscaliza os veículos e as vias públicas.

O prazo dado para a redução dos números de violência no trânsito foi de dez anos e, por isso, o limite para que os estados e municípios intensifiquem ações para chegar ao objetivo é em 2028.

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) é o documento que traz toda esta organização com o objetivo de reduzir no mínimo à metade o índice nacional de mortos no trânsito por grupo de veículos e o índice nacional de mortos no trânsito.

Dividido em seis pilares ele agrupa as ações em iniciativas que destacam as áreas de atuação prioritárias. O primeiro trata de gestão e segurança no trânsito, depois vias seguras, segurança veicular, educação para o trânsito, atendimento às vítimas e normatização e fiscalização.

Dentro do primeiro, estão a previsão de gestão integrada do sistema viário, que inclui o tratamento de dados e consolidação do Registro Nacional de Estatística de Trânsito (Renaest).

Além disso, o pilar “Vias Seguras” trata da adequação da classificação viária e dos limites de velocidade às recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Na parte de socorro às vítimas, a intenção é discutir e incluir todos os envolvidos nos atendimentos de urgência porque o tempo de atendimento é definitivo para reduzir o risco de morte ou lesão grave. 


Detran-GO Governo de Goiás Pnatrans
P U B L I C I D A D E