Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

No período em que foi prefeito de Aparecida de Goiânia, entre 2009 e 2016, Maguito Vilela aproximou-se do PSDB com diversas manifestações mútuas de afagos entre ele e o ex-governador Marconi Perillo

Maguito Vilela se diz ‘orgulhoso’ com possível apoio do PSDB ao MDB

26/06/2019, às 00:04 · Por Eduardo Horacio

O ex-governador Maguito Vilela afirmou ter ficado “orgulhoso” com a menção do deputado federal Célio Silveira de que o PSDB deveria apoiá-lo na disputa pela Prefeitura de Goiânia próximo ano. Apesar de nunca ter sido concretizado, o ‘namoro’ entre Maguito e os tucanos vem de longa data. Tanto que, em Aparecida de Goiânia, é praticamente certo que MDB e PSDB andarão juntos ano que vem na candidatura à reeleição de Gustavo Mendanha (MDB). 

“Isso deixa não só a mim, mas todo o partido orgulhoso. Fico sensibilizado, mas não vou mover uma palha para ser candidato. A prioridade é a reeleição do Iris. Ele que define. Espero que também haja apoio ao nome dele por parte de outros partidos”, declarou Maguito ao Giro, de O Popular.

A manifestação do ex-governador baseou-se em outra nota, também ao Popular, em que o deputado Célio Silveira manifestou que o apoio a Maguito era o melhor caminho para o PSDB na capital.

Proximidade
No período em que foi prefeito de Aparecida de Goiânia, entre 2009 e 2016, Maguito Vilela aproximou-se do PSDB. Foram diversas manifestações mútuas de afagos entre ele e o ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e defesa de que a proximidade administrativa poderia se tornar também eleitoral.

Uma aliança formal entre PSDB e MDB em Goiás sempre esbarrou, porém, na liderança do prefeito Iris Rezende, sempre avesso a qualquer aproximação com os tucanos. Não por acaso, Iris disputou duas eleições seguidas contra Marconi, em 2010 e 2014. A ex-deputada Iris Araújo também é crítica contumaz de qualquer aliança com os tucanos locais. Em 2016, o então governador Marconi manifestou a intenção de colocar o PSDB para apoiar Iris para prefeito e o emedebista rejeitou. 

Como a fidelidade a Iris, até aqui, esteve acima de qualquer outra decisão, Maguito sempre recuou e jamais formalizou aliança com o PSDB. Ao contrário da maioria dos emedebistas, no entanto, o ex-governador não se alinha aos críticos das administrações tucanas em Goiás.

Críticas
A ex-deputada Iris de Araújo voltou a atacar qualquer possibilidade de uma junção entre PSDB e MDB, na capital. Em seu Twitter, a ex-deputada afirmou que não era possível misturar “caldo de cana com chorume”.

Também ao Popular, o presidente do PSDB metropolitano, Eurípedes Jerônimo, criticou a declaração de Célio Silveira. “Ele não fala pelo PSDB e nem vota na convenção metropolitana”, rebateu.


Maguito Vilela MDB PSDB
P U B L I C I D A D E