Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Jackson Rodrigues

A decisão tomada pelos auditores no dia 4 evidencia que a tensão entre a categoria, responsável pelo lançamento dos tributos municipais, e Geraldo Lourenço já vinha crescendo há semanas

Crise: com críticas de sucateamento da gestão tributária, auditores entregam cargos de chefia em Goiânia

11/11/2021, às 19:05 · Por Eduardo Horacio

Em uma carta assinada por 33 servidores da Prefeitura de Goiânia, auditores de tributos da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) entregaram nesta quinta-feira, 11, os cargos de chefia, funções designadas e mandatos para os quais estavam nomeados em protesto contra o titular da pasta Geraldo Lourenço.

A decisão coletiva dos auditores estava tomada desde o último dia 4, mas foi oficializada nesta quinta, após a exoneração do superintendente de Administração Tributária, o auditor João Cláudio Fernandes Alves, ser publicada no Diário Oficial do Município. O próprio secretário Geraldo Lourenço passou a acumular o cargo.

Na última segunda-feira, 8, Lourenço havia demitido o João Cláudio por “insubordinação”, após o auditor ter se recusado a conceder uma entrevista à TV Anhanguera sobre a demora da Prefeitura de disponibilizar um simulador online para o cálculo do IPTU/ITU de 2022 após a reforma do Código Tributário. O simulador é uma promessa do prefeito Rogério Cruz (Republicanos).

A decisão tomada pelos auditores no dia 4 evidencia que a tensão entre a categoria, responsável pelo lançamento dos tributos municipais, e Geraldo Lourenço já vinha crescendo há semanas. Na carta, eles argumentam que a Administração Tributária tem sido “sucateada” pela atual gestão.

Na carta, os auditores ressaltam que a atual gestão, de modo geral, “demonstra extremo desrespeito à categoria que mais contribuiu positivamente, com grande sacrifício, para a consolidação dos objetivos definidos pelo gabinete da Secretaria de Finanças. A demissão de João Cláudio também foi citada no documento.


Prefeitura de Goiânia Rogério Cruz Secretaria de Finanças Geraldo Lourenço Auditores Fiscais Fisco
P U B L I C I D A D E