Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Medida de combate à proliferação do vírus mais comum, adotada por 96% dos municípios de Goiás, foi a utilização de máscaras,

Regras de isolamento social foram adotadas por mais de 84% dos municípios goianos em 2020

12/11/2021, às 08:11 · Por Redação

Pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mais de 84% dos municípios goianos adotaram alguma regra de isolamento social durante a pandemia da Covid-19. 

Em números, 242 das 246 cidades do estado de Goiás aplicaram alguma medida por meio de decretos locais. De acordo com o estudo, a medida de combate à proliferação do vírus mais comum, adotada por 96% dos municípios de Goiás, foi o uso de máscara. 68,7% das cidades goianas colocaram barreiras sanitárias em suas entradas.

Somente 4% não estabeleceu nenhuma medida de contenção social, seja por meio de decreto ou orientação via campanha publicitária. As principais ações realizadas nas barreiras sanitárias, segundo o IBGE, foram: não permitir a entrada de pessoas que não comprovaram residência ou trabalho em área essencial; medidas informativas com distribuição de folhetos sobre a Covid-19, principais sintomas, formas de transmitido e como se proteger.

Houve ainda os questionados sobre local de origem, qual o destino e a condição de saúde com a temperatura corporal para permissão da entrada em determinado município. Em relação à ocupação de leitos de UTI, a pesquisa mostrou que um a cada quatro municípios teve a capacidade de leitos ultrapassada durante a crise sanitária, o que gerou a transferência de pacientes para outras cidades.


IBGE Covid-19 Isolamento Social Goiás
P U B L I C I D A D E