Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Jackson Rodrigues

O governador explicou também que Iris perdeu peso e musculatura pelo longo período de internação, o que agrava ainda mais o estado de saúde do líder emedebista

Governador detalha ‘delicado’ estado de saúde do ex-prefeito Iris Rezende

08/11/2021, às 11:02 · Por Eduardo Horacio

Em entrevista à jornalista Fabiana Pulcineli (do jornal O Popular) nesta segunda-feira, 8, o governador Ronaldo Caiado contou detalhes do delicado estado de saúde do ex-governador e ex-prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O governador visitou o ex-prefeito durante o final de semana. “O quadro é delicado, delicado, mas não terminal”, explicou.

Ronaldo Caiado disse que nesta segunda-feira, 8, o suporte de oxigênio ao ex-prefeito foi diminuído, mas ainda está dentro de um quadro clínico muito delicado. “Vai depender de como o pulmão dele vai suportar a partir de agora, qual será a resposta também dos demais órgãos. Não é fácil, 92 dias de internação”, relatou. Iris foi submetido a uma cirurgia após sofrer um AVC em 6 de agosto.

O governador explicou também que Iris perdeu peso e musculatura pelo longo período de internação, o que agrava ainda mais o estado de saúde do líder emedebista. “O fator determinante, querendo ou não, foi o neurológico. Foi a extensão da lesão do AVC. Esperava-se uma recuperação mais rápida, mas isso afetou. Ao não ter essa recuperação mais rápida, ele foi sofrendo um processo de debilitação”, disse Caiado.

Ronaldo Caiado contou ainda que a maior preocupação atual é sobre a reação dos rins e do coração ao tratamento atual e não apenas os pulmões. “A questão não é só o pulmão, que não está totalmente acometido (...). É uma falência mais generalizada, mais sistêmica”.

“A expectativa é sobre como todos esses aspectos vão avançar. Como vai ser a parte de respiração, que está sendo controlada. Os aparelhos são os mais sofisticados que existem. Vão apontar a reação dos pulmões a depender dos medicamentos. Aí tem toda uma estrutura que vai apontar como o rim está filtrando. Aí tem o controle cardiológico”, completou Ronaldo Caiado ao Popular.


Ronaldo Caiado Iris Rezende Saúde AVC Vila Nova Star
P U B L I C I D A D E