Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

As provas do Enem PPL serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022

Enem 2021 terá a participação de mais de 600 presos em Goiás

08/11/2021, às 12:12 · Por Redação

 As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para pessoas privadas de liberdade ou sob medida socioeducativa, o Enem PPL 2021, encerraram recentemente e Goiás registrou um aumento significativo no número de candidatos.

De acordo com o levantamento da Gerência de Educação da Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), 611 presos fizeram a inscrição este ano, 60% a mais do que em 2020, quando 382 detentos participaram.

Nesta edição, o exame nacional avaliará presos de 39 unidades prisionais do Estado. A Unidade Prisional Regional (UPR) de Anápolis se destaca com 135 presos inscritos, seguida pela UPR de Itumbiara e Casa de Prisão Provisória (CPP) de Aparecida de Goiânia, onde, respectivamente, 66 e 40 detentos também farão a prova do Enem.

As provas do Enem PPL serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nos dias 11 e 12 de janeiro de 2022. O Enem PPL tem o mesmo nível de dificuldade do Enem regular. A única diferença está na aplicação das provas, que ocorre em data diferente e dentro de unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos órgãos de administração de cada Estado.

Como forma de incentivar a participação dos detentos e alcançar o maior número possível de participantes, o Inep também oferece o material de preparação.

O Enem PPL é aplicado desde 2010 pelo Inep, em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, por meio do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Ele avalia o desempenho do participante que concluiu o ensino médio e, a partir de critérios utilizados pelo Ministério da Educação (MEC), permite o acesso ao ensino superior por meio de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Além disso, contribui para elevar a escolaridade da população prisional brasileira.


Enem Presos Goiás
P U B L I C I D A D E