Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Estado sedia projeto-piloto do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) para localizar sítios arqueológicos identificados entre os anos de 1960 e 1990

Iphan realiza projeto em 63 sítios arqueológicos identificados em Goiás

25/10/2021, às 10:35 · Por Redação

Matéria do jornal O Popular mostrar que sessenta e três sítios arqueológicos localizados em seis municípios goianos e cadastrados junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) entre o final das décadas de 1960 e 1990 serão alvo de um projeto-piloto a ser desencadeado pela superintendência regional do órgão ainda este ano. 

Será o primeiro projeto de recadastramento do governo federal desse tipo de patrimônio em parceria com o Centro Nacional de Arqueologia (CNA). Vão receber visitas de arqueólogos os municípios de Porangatu, Cavalcante, Colinas do Sul, Minaçu, Quirinópolis e Serranópolis.

A proposta surgiu a partir da alimentação, pelo próprio Iphan e por arqueólogos, do Sistema Integrado de Conhecimento e Gestão (SICG) criado em 1998. O SICG possui dados de todos os bens gerenciados pelo órgão. O Iphan percebeu que não há informações detalhadas de muitos dos sítios arqueológicos cadastrados, principalmente a localização exata. 

Para a ação pioneira, no valor de R$ 200 mil, o Iphan-GO contratou a MRS Estudos Ambientais, que venceu o processo licitatório. A ordem de serviço já foi assinada, mas a empresa, que é especializada em arqueologia, está elaborando o cronograma de atividades para dar início aos trabalhos. Toda a ação será acompanhada pela equipe de arqueologia da superintendência regional do Iphan.


P U B L I C I D A D E