Matérias
Divulgação
Superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, acredita que a vacinação foi o principal fator que fez diminuir os números
Número de casos da variante delta em Goiás cresce 82% em uma semana
14/10/2021, às 10:57 · Por Redação
Os casos identificados da variante Delta em Goiás subiram, no intervalo de uma semana, de 228 para 416, um aumento de 82%. Os dados são de boletins divulgados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), respectivamente, nos dias 29 de setembro e 6 de outubro. A pasta aponta que a variante foi encontrada em 22 municípios.
Apesar da alta no casos da cepa
indiana do novo coronavírus, o relatório da Saúde estadual mostra predominância
de casos da variante Gamma (P.1) - identificada em um total de 1.990 amostras,
coletadas em 89 municípios. O crescimento ocorre, no entanto, em um momento de baixa nos casos e nas mortes registradas no Estado com 173 dos 246 municípios de Goiás sem registrar nenhuma morte em consequência da Covid-19 há um mês.
O Estado chegou a atingir quase 10 mil casos em setembro e mais de 200 mortes em abril, hoje caiu para menos de mil e 20 mortes, respectivamente.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde, Flúvia Amorim, em entrevista à Rádio CBN Goiânia, a média está em 23 mortes por dia. "Já chegamos a mais de 60 por dia, média muito mais alta. Esses números vêm baixando sim. Hoje no Estado nós temos 173 municípios que não registram nenhum óbito há quatro semanas. Isso mostra a melhora nos dados”, destacou Flúvia Amorim. Ao reportar os números, a superintendente enfatizou que a pandemia ainda acabou.
Flúvia Amorim afirmou que não há dúvidas sobre o que interferiu na trajetória de casos, internações e mortes pela doença. “O principal fator que interferiu nessa redução foi a vacina. Por que a gente fala isso com tanta segurança? Porque mesmo com a introdução de uma nova variante (Delta), a gente viu que o número de internações e de óbitos não aumentou”, destacou ela.
Coronavírus Flávia Amorin