Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que a expansão no país foi de 83%

Turismo cresce e projeta 2022 com resultados pré-pandemia em Goiás

11/10/2021, às 12:12 · Por Redação

A retomada do turismo tem sido impulsionada pelo aumento na receita de empresas que atuam nos ramos de transporte aéreo, restaurante, hotel, rodoviário coletivo de passageiros e serviço bufê.

Nesse sentido, os voos domésticos já recuperaram 80% dos níveis de passageiros que havia antes da pandemia da Covid-19 no Brasil.

Já os voos internacionais, ainda estão longe da recuperação, com movimentação para o exterior de apenas 30%, segundo o Ministério do Turismo.

Dados divulgados pelo Observatório da Goiás Turismo, mostram que houve crescimento do volume de atividades turísticas no Brasil em julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2020.

Os números são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que mostram que a expansão no país foi de 83%.

Em Goiás, o crescimento foi de 115,5%, no mesmo período. Apesar do avanço significativo, em relação ao mês anterior, ou seja, junho de 2021, o índice nacional de atividades turísticas cresceu apenas 0,5%.

No Estado foi registrado uma retração de 1,9%. Houve um aumento da receita, em função do ajuste de preços de determinados serviços.

De acordo com o Observatório do Turismo, com o avanço da vacinação a população está mais confiante em realizar viagens. Além disso, devido às restrições internacionais, ainda vigentes, muitos estão focando nas viagens domésticas.

O presidente da Agência de Turismo do Estado (Goiás Turismo), Fabrício Amaral se diz otimista para o ano que vem, já que o setor foi bastante prejudicado durante esse período de pandemia.

“Notamos uma queda. No primeiro ano tivemos muitas empresas fechando e outras com muitas dificuldades e essas três ondas que começava abrir e depois fechava prejudicou muito. Foi um ano e meio de dificuldade e desemprego e por isso é importante essa retomada agora”, disse.

A tendência e estimativa de Amaral é que, para Goiás, 2022 seja um ano igual ou melhor a 2019. Porém, o chefe da pasta estadual acredita que os protocolos sanitários devam permanecer de forma constante na vida dos goianos.

“Em Goiás hoje, consideramos que as empresas estão bem preparadas para cumprirem os protocolos. As prefeituras tem contribuído muito nesse processo de retomada, mas estamos atentos, não estamos esquecendo que essa questão da sanitização e dos protocolos eles vem para ficar e não tem data para acabar. Estamos voltando com a economia reaquecendo e muito emprego sendo reativado, mas os protocolos vieram para definitivamente para ficar”, afirma o presidente.



Turismo Goiás
P U B L I C I D A D E