Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Vinícius Schmidt

“Nada melhor do que, depois de passar o pior momento da pandemia, fazer uma análise de consciência e saber que nós acertamos. Primeiro, salvar vidas e também dar garantia às pessoas que ampliaram sua vulnerabilidade”, ressalta o governador Ronaldo Caiado

Puxada por pecuária, serviços, indústria e comércio, economia goiana cresce no 2ª trimestre

05/10/2021, às 18:59 · Por Eduardo Horacio

O Boletim da Economia Goiana do 2º trimestre deste ano, referente aos meses de abril, maio e junho, mostra sinais de recuperação do processo produtivo de Goiás, alavancado pelo melhor desempenho de setores como pecuária, indústria, serviços e comércio, quando comparado ao mesmo período do ano passado, no início da pandemia de Covid-19. 

Os avanços podem ser comprovados pelo crescimento dos diversos setores da economia no período. A agropecuária avança no abate de bovinos (11,6%), suínos (17,6%) e aves (29,5%). A safra do arroz deu um salto de 29,6%. O setor de serviços obteve avanço de 8%, enquanto a indústria goiana teve crescimento de 0,7%, na comparação com o mesmo período do ano passado.

“Nada melhor do que, depois de passar o pior momento da pandemia, fazer uma análise de consciência e saber que nós acertamos. Primeiro, salvar vidas e também dar garantia às pessoas que ampliaram sua vulnerabilidade”, ressalta o governador Ronaldo Caiado. Ele elenca iniciativas como transferência de renda para 100 mil famílias por meio do programa Mães de Goiás, auxílio aos jovens no início da vida profissional com o Aprendiz do Futuro e criação da Secretaria de Estado da Retomada.

De acordo com o titular da Secretaria de Indústria, Comércio e Serviços, José Vitti, o estudo do IMB aponta mudanças importantes em todos os setores da economia. “Vivemos, no ano passado, momentos de muitas incertezas, baixo crescimento econômico, PIB em queda e desemprego acelerado. Agora, em 2021, o cenário é diferente e o governo faz a sua parte ajudando, especialmente, micro e pequenos empresários a manter ou reabrir suas portas”, explica Vitti. 

César Moura, secretário de Estado da Retomada, aponta que o resultado é fruto de ações do governo. “Este novo resultado positivo apontado pelo levantamento do IMB é resultado de uma série de ações adotadas pelo Governo de Goiás nos últimos anos. Um exemplo é a pulverização dos recursos oriundos do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO), prioritário a micro, pequenos e médios empreendedores”, avalia ele.


Ronaldo Caiado DEM Governo de Goiás Economia
P U B L I C I D A D E