P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 04/06/24
Matérias
Divulgação

A lei permite dispensas de licitação, principalmente, para contratos de baixo valor ou por razões cabíveis, como calamidade pública

Rogério Cruz já realizou 271 contratos sem licitação em apenas 9 meses de gestão

04/10/2021, às 11:11 · Por Redação

A prefeitura de Goiânia aumentou em 85,6%, neste ano, as compras e contratos com dispensa ou inexigibilidade de licitação, na comparação com 2020. Os dados são do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás (TCM-GO) e consideram os casos com publicação entre 1º de janeiro e 29 de setembro nos respectivos anos.

Neste período, em 2020, a prefeitura publicou 146 declarações de dispensa ou inexigibilidade de licitação; neste ano, já foram 271. a Informação é da coluna giro de Popular desta segunda-10. Por razões de pandemia, 2020 seria um ano que naturalmente pudesse ter mais dispensa de licitação que 2021.  

A lei permite dispensas de licitação, principalmente, para contratos de baixo valor ou por razões cabíveis, como calamidade pública. E fica inexigível a licitação quando há inviabilidade de competição, por exemplo, aquisição de materiais ou contratação de serviços que só possam ser fornecidos “por produtor, empresa ou representante comercial exclusivos” e contratação de serviços técnicos especializados “de natureza predominantemente intelectual com profissionais ou empresas de notória especialização”.


Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia Licitação