Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Projeto retira do RRF despesas custeadas com recursos de transferências da União com aplicações vinculadas

Avanço de projeto reduz risco de Goiás romper teto de gastos

01/10/2021, às 10:40 · Por Redação

Um projeto, de autoria do deputado goiano Lucas Vergílio (SDD), alivia as finanças de Estados, ao retirar do teto de gastos despesas com emendas parlamentares e transferências da União para fundos de participação de municípios e Estados.

A secretária de Estado da Economia, Cristiane Schmidt, explica que a aprovação é relevante para Goiás e o retira do risco de ultrapassar o teto de gastos. Segundo ela, se o texto for aprovado em definitivo, o Estado conseguirá cumprir o teto de gastos. “É a correção de um erro que foi cometido quando fizeram as exceções do teto. O deputado ajudou o Estado”, diz.

O projeto foi aprovado por 372 votos a favor e 13 contrários. Agora, segue para o Senado. O texto altera as leis complementares que instituíram o plano de auxílio a Estados e o Regime de Recuperação Fiscal (RRF). Ambas trazem dispositivos que limitam o crescimento anual das despesas primárias à variação do IPCA (índice oficial de inflação).

O projeto retira dessas limitações as despesas custeadas com recursos de transferências da União com aplicações vinculadas, como transferências fundo a fundo, a Cide (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico), salário-educação, Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego), Lei Pelé e outras. Também retira da base de cálculo despesas com emendas parlamentares.


Lucas Vergílio Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E