Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Caldas Novas criou o passaporte da vacina e publicou um decreto que permite a retomada de eventos no município

Prefeitura de Goiânia resiste a adotar passaporte da vacina

29/09/2021, às 12:12 · Por Redação

Goiânia segue a maioria dos grandes municípios de Goiás que resistem sobre o passaporte da vacina contra a Covid-19 em determinados locais, como eventos sociais, bares, restaurantes e boates. Na contramão, Caldas Novas acompanha cidades como São Paulo e Rio de Janeiro e já aderiu ao passaporte em eventos com bilheteria. A informação é do jornal O Popular. 

A Prefeitura de Goiânia diz que estuda a proposta e a Secretaria Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sectec), desenvolve um certificado digital de comprovação da imunização. Entretanto, a discussão ainda ocorre na Câmara Municipal, com parlamentares contra e a favor da obrigatoriedade. De acordo com a Prefeitura, a administração pública tem acompanhando as discussões na Câmara antes de tomar uma decisão.

Em Aparecida de Goiânia, o Comitê de Prevenção e Enfrentamento a Covid avalia há algumas semanas a adoção da exigência do cartão de vacinação contra a doença para acesso a alguns estabelecimentos, como bares, mas ainda não tem uma definição se vai adotar a medida.

Já em Anápolis, a assessoria de imprensa da Prefeitura informou que o assunto não está em discussão. As cidades de Pirenópolis e Trindade afirmaram que a possibilidade ainda está em discussão.

Em Águas Lindas de Goiás, na região do entorno do Distrito Federal, a Saúde municipal também estuda a possibilidade, mas o secretário de Comunicação da cidade, Alexandre Peixoto, informou que a região é de muita passagem, por isso é difícil adotar o passaporte na cidade.

Caldas Novas

Na última segunda-feira, 27, a prefeitura de Caldas Novas publicou um decreto que permite a retomada de eventos no município. Os eventos com bilheteria poderão ser realizados com a capacidade de público máxima a 75% do local, conforme certificação pelo Corpo de Bombeiros.

Entretanto, será exigida, tanto do público quanto das pessoas envolvidas na organização dos eventos, a apresentação do comprovante de vacinação correspondente à segunda dose ou dose única contra a Covid-19, com o prazo antecedente de dez dias, ou do teste negativo para a doença. “É uma maneira que criamos de estimular que os mais jovens se vacinem”, diz Rodrigo Brum, secretário de Relações Governamentais de Caldas Novas.

De acordo com ele, a decisão foi tomada pensando na retomada das atividades econômicas na cidade com segurança, especialmente e no final do ano. “No final de novembro e início de dezembro as pessoas com mais de 18 anos, que é a maioria do público dos eventos que acontecem durante a alta temporada, já terão condições de ter tomado a segunda dose da vacina”, afirma.



Passaporte da Vacina Caldas Novas
P U B L I C I D A D E