Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O Cremego ressalta que o uso de atestado falso, além de configurar crime previsto no Código Penal, ainda pode levar à demissão do trabalhador por justa causa

Cremego faz alerta sobre sites que vendem receitas, atestados e até exames de DNA

28/09/2021, às 20:20 · Por Redação

Em uma busca rápida pela internet é possível identificar dezenas de sites semelhantes, que anunciam a venda de receitas, laudos e atestados médicos.

Diante da prática criminosa, o Conselho Regional de Medicina de Goiás (Cremego) emitiu um alerta nesta segunda-feira (27) e ressaltou que na maioria das vezes, de forma fraudulenta, dados de médicos e instituições de saúde são utilizados indevidamente.

O Cremego encaminhou uma denúncia ao Ministério Público de Goiás (MP-GO). Alguns sites chegam a fazer o atendimento por meio de aplicativos e oferecem até dez tipos de atestados, como: atestado de óbito (D.O); por doença (15 dias); repouso à gestante (120 dias); acidente de trabalho; para fins de interdição; aptidão física; sanidade física e mental; para amamentação; atestado de comparecimento e para internações.

O Cremego ressalta que o uso de atestado falso, além de configurar crime previsto no Código Penal, ainda pode levar à demissão do trabalhador por justa causa.

Já a compra de receitas, segundo a entidade, representa um “enorme risco para a saúde de quem busca esse serviço e ainda facilita o acesso do site a dados pessoais do cliente”, criando a oportunidade para o surgimento de novos golpes.

“A emissão de laudos e atestados e a prescrição de medicamentos devem ser feitas por médicos e fazem parte do atendimento”, reforçou o órgão.


Cremego Receitas Laudos Atestados
P U B L I C I D A D E