Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O partido deve nascer com 90 prefeitos, número maior que o PSL conseguiu eleger em todo o País no ano passado

Partido que será presidido por Caiado deve nascer em Goiás já com 53 mil filiados

22/09/2021, às 06:51 · Por Redação

A possível fusão entre DEM e PSL formaria um partido com 53,3 mil filiados em Goiás e com mais de 560 mandatários em municípios, entre prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, além de cinco deputados estaduais e três federais. O cálculo leva em consideração a tendência de desfiliação dos três deputados estaduais do PSL, além do federal Vitor Hugo. O governador Ronaldo Caiado deve ser o presidente da legenda no Estado. A informação é do jornal O Popular. 

O governador, que já reúne no DEM o maior número de prefeitos (62), vice-prefeitos (48) e vereadores (374) eleitos em Goiás nas eleições de 2020: 484 no total, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), deve somar os 79 eleitos pelo PSL (5 prefeitos, 4 vice-prefeitos e 70 vereadores). Em uma comparação direta, o segundo partido com maior sucesso nas urnas no pleito de 2020 em solo goiano foi o PP, com 376.

Os números democratas, porém, já são maiores. A sigla já ganhou mais prefeitos neste ano — pelo menos seis deles eram filiados ao PSDB e ao PL, derrotaram o DEM nas eleições de 2020, mas se aproximaram de Caiado. O do PSL em Goiás, deputado federal Waldir Soares, disse que o resultado da fusão seria uma sigla com mais de 90 prefeitos no Estado. O número é maior do que o que o PSL conseguiu eleger em todo o País no ano passado.

Apesar da vantagem de membros com mandato, a nova legenda seria apenas a quarta em número de filiados, atrás de MDB (120,9 mil), PSDB (71,4 mil) e PP (54,2 mil), que têm a maior quantidade de membros em situação regular no Estado. O levantamento foi feito junto à base de dados do TSE e se refere a julho deste ano, último mês com atualização antes que as relações dos filiados a todos os partidos do País fossem retiradas do ar devido à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).



DEM PSL Ronaldo Caiado
P U B L I C I D A D E