Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Prefeito cobra uma solução definitiva da Companhia para o problema enfrentado pela cidade há vários anos

Prefeito de Goianésia cobra Saneago por desabastecimento de água na cidade

18/09/2021, às 01:35 · Por Redação

O prefeito de Goianésia Renato de Castro (DEM) afirma ter solicitado a Saneago resposta sobre a falta d'água na cidade. A maior cidade do Vale do São Patrício convive há vários anos com o desabastecimento, fruto da escassez hídrica e plantio desordenado de cana de açúcar por usineiros da região.

Leia a nota encaminhada pelo democrata à Companhia:

Diante da recorrente falta d’água em Goianésia encaminhei nesta terça-feira, 14 de setembro, um ofício ao presidente da Companhia Saneamento de Goiás, cobrando a solução para a normalização do abastecimento. A população não merece descaso e precisa de um respaldo, haja vista que esse problema há anos causa transtorno aos goianesienses. 

Espero que em breve tenhamos a solução para essa crise hídrica que nosso município enfrenta. No mais, asseguro a cada cidadão que a prefeitura fará o que for preciso naquilo que for de sua responsabilidade para solucionar definitivamente essa falta d’água.

Goianésia, 15 de setembro de 2021

Leonardo Menezes, prefeito

Em resposta ao Poder Goiás, A Saneago informa que se preparou para o período de estiagem, em Goianésia. "A Companhia perfurou dois poços que, juntos, fornecem cerca de 100 mil litros de água por hora, e está preparando um terceiro. A Companhia já acionou produtores rurais na região de influência do córrego Anda Só para fazer uso de água de represas para reforçar o nível dos mananciais. Existe uma determinação do Ministério Público de Goiás que proíbe a captação de água para irrigação no período diurno, a partir de 1º de junho."

"Até a última sexta-feira (10/9), a disponibilidade hídrica local era suficiente para a demanda de abastecimento público e todos os reservatórios que atendem a cidade estavam trabalhando com boa vazão. Até então, as eventuais instabilidades que ocorriam no abastecimento eram pontuais, devido à falta de energia elétrica ou para manutenções nas redes", complementa. 

"No entanto, a crise hídrica provocada pelo longo período de estiagem tem comprometido o nível do Ribeirão Anda Só. A Companhia elaborou um Plano de Ações Contingenciais e, desde o dia 13 de setembro, foi necessário implantar o sistema de rodízio no abastecimento em Goianésia. Para mais informações sobre o sistema de rodízio, acesse www.saneago.com.br. A situação é transitória e a Saneago está concentrando esforços para normalizar totalmente o abastecimento para toda a cidade o mais breve possível", complementa. 

"A Saneago ressalta a importância dos reservatórios domésticos (caixas d’água), principalmente no período de estiagem, pois garante que o cliente terá água reservada caso ocorra uma indisponibilidade temporária da água, ocasionada por manutenções, ampliação das redes e outros serviços. A Companhia solicita à população que, ao perceber instabilidade no fornecimento de água, informe a Companhia pelo 0800 645 0115. Os clientes podem conferir dicas de consumo consciente no www.saneago.com.br/dicas", conclui. 


Goianésia Leonardo Menezes Saneago
P U B L I C I D A D E