Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O que promove o aumento na gasolina é a política da Petrobrás que faz indexação ao dólar

Presidente da FGM alerta que se não houver mudanças, preço do litro da gasolina pode chegar a R$10

16/09/2021, às 12:20 · Por Redação

O debate em torno da redução do ICMS sobre estados e municípios é ‘assunto superado’ e os problemas que os prefeitos têm de mirar são outros.

É a avaliação do presidente da Federação Goiana dos Municípios (FGM) e prefeito de Campos Verdes, Haroldo Naves. Não há o que se pensar, em diminuir o tributo. “O ICMS não é o que causa o grande aumento na gasolina, como qualquer outro combustível”.

Naves, no entanto, faz o alerta: o que promove o aumento na gasolina, é a política da Petrobrás que faz indexação ao dólar, como já explicado algumas vezes em reportagens pelo Diário de Goiás. “Muito rapidamente teremos a gasolina a 10 reais [o litro] com essa política infelizmente equivocada do Governo Federal mantendo essa indexação”, destaca. 

Ele sugere que a estatal adote um ‘fundo de amortização’ para que se evite grandes aumentos em momentos de crise como o Brasil vive. “O Governo federal tem que urgentemente mudar essa política de indexação ao dólar e ter um amortecedor e fundo para que quando haja essa indexação ter uma proteção para não ter um aumento como tem hoje. 70% do custo da gasolina está ligado ao governo federal.”



FGM Haroldo Naves Gasolina
P U B L I C I D A D E