Poder Goiás

Goiânia, 19/09/21
Matérias
Foto: Walter Alves

O ex-presidente Henrique Tibúrcio usou a coluna Giro, de O Popular, para anunciar a adesão à campanha de Pedro Paulo Medeiros

Atrás nas pesquisas, Pedro Paulo Medeiros ressuscita caciques da OAB Forte

14/09/2021 · Por Redação

O advogado Pedro Paulo Medeiros parece surgir como rosto novo de uma roupa envelhecida. Candidato à presidência da seccional de Goiás da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Goiás), ele trocou a roupagem inicial jovem de sua campanha pelo apoio dos ex-presidentes Felicíssimo Sena, Miguel Cançado e Henrique Tibúrcio, todos representantes da antiga OAB Forte, grupo que se apropriou da entidade por mais de 20 anos.

O clima na campanha de Pedro Paulo esquentou após a divulgação da última pesquisa Serpes/NTH. Entre os aliados, a expectativa era de crescimento de PP Medeiros e diminuição da diferença para Rafael Lara, que lidera todos os principais levantamentos já realizados sobre a eleição para presidência da OAB-Goiás. O Serpes mostrou crescimento e consolidação da vantagem de Lara.

O impacto negativo da pesquisa fez com que os velhos caciques, liderados por Miguel Cançado, passassem a dar ordens no QG da campanha de Pedro Paulo. Assim, o grupo chamado Nova Ordem, que preparou a candidatura de Pedro Paulo, ficou relegado a um segundo plano internamente. Em resumo, nos bastidores a visão geral é de que os jovens advogados foram obrigados a ceder lugar a líderes classistas há tempos aposentados.

Desgaste
Além de assumir o apoio dos principais líderes da OAB-Forte, que muitos advogados goianos consideram como uma espécie retrocesso, a campanha de Pedro Paulo Medeiros ganhou apoio formal de uma verdadeira ‘âncora’. Muito desgastado entre os advogados, o ex-presidente Henrique Tibúrcio usou a coluna Giro, de O Popular, para anunciar a adesão à campanha de Pedro Paulo Medeiros.

Henrique Tibúrcio renunciou à presidência da OAB em 2015 para assumir uma secretaria na gestão do ex-governador Marconi Perillo (PSDB) – politizando uma entidade classista plural e que reúne democraticamente membros de todas as correntes. Ao deixar a Ordem pelas portas dos fundos para assumir um projeto político-partidário também já muito desgastado em Goiás, Tibúrcio praticamente selou a derrocada da antiga OAB Forte e abriu caminho para mudança na entidade que se consolidou com a eleição de Lúcio Flávio.


Pedro Paulo Medeiros OAB-GO OAB Eleições OAB Henrique Tibúrcio