Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Setor privado desacelera aumento na geração de energia em Goiás por falta de licenças do governo federal

Por falta de licenças ambientais e leilões do governo federal, Goiás patina na geração de energia

13/09/2021, às 10:34 · Por Redação

O setor privado não conseguiu expandir a geração de energia elétrica este ano no Estado, apesar de ter grande potencial. Goiás foi o segundo com menor acréscimo na capacidade de produção entre 17 Estados que registraram novas usinas até agosto, conforme dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Apenas um empreendimento entrou em operação, uma central geradora hidrelétrica (CGH) em Mineiros, no Sudoeste do Estado, com 3 megawatts (MW).

Enquanto isso, Rio Grande do Norte (815,13 MW), Bahia (794,69 MW), Piauí (299,10 MW) e Mato Grosso do Sul (252,12 MW) despontaram no País, que em meio à crise no setor conseguiu expandir 3.081 MW até o mês passado, especialmente com a fonte eólica (65%). No caso goiano, em que a participação foi bem menor, há 21 projetos atrasados ou sem previsão de operação – dez apenas para atender o Sistema Interligado Nacional (SIN) –, mais da metade (52,38%) são pequenas centrais hidrelétricas (PCH).

Assim, se não existisse uma fila de empreendimentos atrasados, haveria maior participação goiana. A principal justificativa para esta situação é o licenciamento ambiental, como mostra levantamento do órgão regulador. Segundo o presidente da Associação Brasileira de PCHs e CGHs (Abrapch), Paulo Arbex, há quase 15 mil MW que poderiam contribuir com a geração somente por meio de PCHs no Brasil, se tivessem licença e leilão para contratação.

Da parte do governo federal, segundo a Aneel, há atuação em todas as frentes possíveis para ampliar a oferta de energia. Inclusive com a fonte hídrica. O jornal O Popular questionou o Ministério de Minas e Energia (MME) sobre os leilões, mas não obteve retorno até o fechamento desta matéria. Em Goiás, empreendedores relatam que houve avanço nos últimos anos no governo estadual com maior agilidade nos processos ambientais.


Minestério de Minas e Energia Governo Federal Energia Elétrica
P U B L I C I D A D E