Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

O parecer do TCE com a reprovação das contas de Marconi e José Eliton será encaminhado agora à Assembleia Legislativa. O relatório pontua diversas irregularidades que levaram à reprovação das contas, 40 determinações e recomendações aos governo do Estado

TCE rejeita pela primeira vez contas de Marconi e José Eliton

05/06/2019, às 08:00 · Por Diene Batista

Os ex-governadores Marconi Perillo e José Eliton, ambos do PSDB, tiveram as contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) nesta terça-feira, 4. Por 3 votos a 2, o Tribunal deu parecer pela reprovação e encaminhou os documentos para apreciação da Assembleia Legislativa, que fará o julgamento final.

Ao anotar o voto de desempate, o presidente do TCE, Celmar Rech, analisou que “não cabe ao órgão controlador desconhecer a realização de despesa pública sem prévio empenho e que os autos evidenciam a falta de esforço dos governantes em dar solução aos problemas que redundam na situação caótica em que se encontra a administração estadual”.

O voto do presidente do TCE acompanhou o relator das contas da gestão estadual de 2015/2018, Saulo Marques Mesquita, que havia dado parecer pela reprovação. O conselheiro Sebastião Tejota, pai do vice-governador Lincoln Tejota, também foi contrário à aprovação das contas. O relator explicou, porém, que o julgamento das contas cabe ao Poder Legislativo, cabendo ao TCE um parecer técnico.

Os conselheiros Kennedy Trindade e Helder Valin divergiram do relator e votaram pela aprovação com ressalvas das contas dos ex-governadores tucanos. Os conselheiros Edson Ferrari e Carla Santillo se declararam impedidos e não votaram.

O parecer do TCE com a reprovação das contas de Marconi e José Eliton será encaminhado agora à Assembleia Legislativa. O relatório pontua diversas irregularidades que levaram à reprovação das contas, 40 determinações e recomendações aos governo do Estado e aos poderes e órgãos autônomos.

Derrota

Em quatro mandatos no comando do governo de Goiás, essa é a primeira vez que o ex-governador Marconi Perillo tem contas rejeitadas pelo TCE. José Eliton, que completou o mandato de Perillo entre abril e dezembro de 2018, também foi incluído na reprovação. Em 2011, O TCE rejeitou as contas do ex-governador Alcides Rodrigues (2007-2010).

Em nota, Marconi afirmou que um dos votos divergentes apontou equívocos no parecer do relator. Destaca ainda que as contas em 15 anos de mandatos foram aprovadas sempre por unanimidade pelo TCE e por grande maioria pela Assembleia. Por último, o tucano diz ter “convicção de que o Poder Legislativo apreciará o parecer do TCE com independência, imparcialidade e justiça.”


Marconi Perillo José Eliton TCE
P U B L I C I D A D E