Poder Goiás

Goiânia, 20/04/24
Matérias
Divulgação

A Agência determinou a interdição cautelar de lotes da vacina CoronaVac e proibiu a distribuição de doses para os Estados, que não devem aplicar vacinas que foram envasadas em local sem aprovação

Imunizados com vacina suspensa serão avisados e monitorados em Goiânia

06/09/2021, às 20:20 · Por Redação

Goianienses que receberam doses dos lotes suspensos de Coronavac serão contatados por telefone pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mas ainda não há protocolo definido para estes casos.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou apenas que estas pessoas serão observadas quanto a necessidade de ajuste vacinal no futuro. Já a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás (SES-GO) também reforçou que aguarda mais orientações e, enquanto isso, as vacinas seguem armazenadas.

A Agência determinou a interdição cautelar de lotes da vacina CoronaVac e proibiu a distribuição de doses para os Estados, que não devem aplicar vacinas que foram envasadas em local sem aprovação.

O Butantan também informou que o pedido de liberação à Anvisa ocorreu por uma mudança em uma das etapas do processo de formulação da vacina nas instalações fabris da Sinovac.

O Instituto reforça que isso pode ocorrer no processo de produção. Em nota, o Butantan reitera que a fábrica chinesa tem certificação de que segue boas práticas internacionais e que foi feita a inclusão na Anvisa.

O Butantan ainda destaca que enviou a documentação de qualidade encaminhada pela Sinovac sobre os lotes citados e que o produto passou por “rigorosa equipe de qualidade do instituto” e que “a vacina do Butantan é o imunizante mais seguro à disposição do Programa Nacional de Imunizações (PNI), por causa da sua plataforma de vírus inativado.”

O instituto reforça que “foi o próprio Instituto que, por compromisso com a transparência e por extrema precaução, comunicou o fato à agência, após atestar a qualidade das doses recebidas.”


Anvisa Coronavac Covid-19 Goiânia
P U B L I C I D A D E