Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Conforme o órgão de proteção ao consumidor, após notificadas, as fábricas terão até 10 dias para prestar esclarecimentos e, caso não respondam, poderão ser autuadas por desobediência

Procon Goiás notifica indústrias de álcool gel baixo teor do produto

26/08/2021, às 17:32 · Por Redação

O Procon Goiás vai notificar 29 fabricantes brasileiras por produzirem álcool gel com teor abaixo do permitido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As irregularidades foram identificadas por meio de uma pesquisa da Universidade Federal de Goiás (UFG). Segundo o órgão, caso não apresentem explicações, as empresas podem ser multadas entre R$ 642 até R$ 10,2 milhões. De acordo com o Procon, as marcas apresentam informações nos rótulos de que a composição seria de 70% de álcool, mas os testes feitos pela universidade identificaram números entre 30% e 40%.

O teor mínimo permitido pela Anvisa é de 63%. As notificações começaram na última segunda-feira, 23. Das 29 indústrias, seis estão localizadas em Goiás, 16 no estado de São Paulo, uma no Espírito Santo, uma no Rio de Janeiro, uma no Ceará, uma na Paraíba, uma no Paraná, uma em Minas Gerais e uma no Rio Grande do Norte. 

Conforme o órgão de proteção ao consumidor, após notificadas, as fábricas terão até 10 dias para prestar esclarecimentos e, caso não respondam, poderão ser autuadas por desobediência. As marcas também estão sujeitas à autuação por publicidade enganosa, já que não seguem o padrão divulgado nas embalagens. O valor da multa varia de acordo com o capital social de cada empresa.

Álcool gel no combate ao coronavírus Conforme a Anvisa, o álcool gel deve ter uma concentração obrigatória entre 63% e 77%. Já a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera uma margem entre 60% a 80%, para que o produto seja eficaz no combate à doença. De acordo com o estudo da UFG, ao todo, foram testadas 70 amostras de marcas variadas, dentre elas, algumas apresentavam apenas cerca de 30% de álcool na composição, o que prejudica o consumidor que adquire o produto para obter a proteção necessária diante da pandemia


Procon Goiás Alcóol em Gel Anvisa
P U B L I C I D A D E