Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Os parlamentares reclamam que o auxiliar não cumpre pautas combinadas diretamente com o prefeito

Santana Gomes quer demissão de Arthur Bernardes da Prefeitura

13/08/2021, às 09:32 · Por Redação

O vereador Santana Gomes (PRTB) quer a demissão do secretário de Governo de Rogério Cruz, Arthur Bernardes. O parlamentar, segundo a coluna Giro, prepara ofício pedindo a demissão do auxiliar mais poderoso do prefeito. A iniciativa já conta ao menos com assinaturas dos dois colegas de oposição, incluindo Kleybe.

Nesta quinta-feira, 12, o vereador Kleybe Morais (MDB) acusou o secretário de ter ameaçado sua família, seu cargo na Câmara de Vereadores de Goiânia, seu posto de servidor público da Prefeitura e, ainda, de bloquear seu acesso ao Paço. Segundo Kleybe, o secretário teria feito quatro ameaças a ele por telefone.

“(Arthur Bernardes) ameaçou de cassar meu mandato em até no máximo seis meses, tirar meu emprego público, ameaçou de me bloquear em todos os órgãos da Prefeitura e ameaçou de acabar com a minha família caso eu fosse para a oposição”, disse.

Durou pouco pouco a ‘lua de mel’ entre os vereadores da base do prefeito com Arthur, que assumiu o cargo no mês de março. Os parlamentares reclamam que o auxiliar não cumpre pautas combinadas diretamente com o prefeito. 

Vindo de Brasília, Arthur Bernardes foi o primeiro nome indicado pela cúpula nacional do Republicanos e assumiu a Secretaria de Governo com a exoneração do ex-vereador Andrey Azeredo (MDB) em março. Posteriormente, outras mudanças precipitaram o rompimento de emedebistas da gestão de Rogério Cruz no início de abril.

No entanto, o rompimento da aliança que venceu a eleição após a troca de secretários não foi acompanhado pelos vereadores da base do prefeito. Ao contrário, a maioria dos parlamentares reforçaram apoio a Rogério Cruz e passaram a nomear mais cargos, incluindo nomes para o primeiro escalão do Paço.

As recentes reclamações dos vereadores reforçam uma denúncia feita pelo presidente do MDB estadual Daniel Vilela à época do rompimento com a gestão de Rogério Cruz. Segundo ele, quem de fato havia passado a dar as ordens na Prefeitura de Goiânia era a cúpula nacional do Republicanos e Bernardes era o principal representante.

Dessa forma, não basta que vereadores tenham tratativas com o prefeito Rogério Cruz, mas diretamente com o secretário de Governo. Arthur Bernardes chegou a Goiânia como o homem de confiança de Wanderley Tavares, presidente do Republicanos do Distrito Federal e, segundo o presidente do MDB, o homem que dá as cartas na gestão municipal.

 


Arthur Bernardes Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia
P U B L I C I D A D E