P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 10/06/24
Matérias
Jucimar de Sousa/Prefeitura de Goiânia

Em Goiânia, a vacinação do grupo acontece exclusivamente no Ciams Dr. Domingos Viggiano com reserva de doses no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas

Covid-19: Procura de gestantes por vacina continua baixa em Goiânia

11/08/2021, às 08:10 · Por Redação

Apenas uma a cada quatro moradoras de Goiânia que estão grávidas já se vacinaram contra a Covid-19, de 20 mil, pouco mais de 4,9 mil (24,5%) foram até um posto de vacinação para receber a primeira dose e apenas 1,6 mil (8%) completaram o esquema vacinal.

O número preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) pelo alto risco que as gestantes têm quando contraem a Covid-19. Dados da capital goiana mostram que, em 2020 dos 14 óbitos ocorridos, 10 foram relacionados à Covid-19. Neste ano, dos 25 óbitos, 15 têm relação com o coronavírus.

“Toda proteção que o recém-nascido precisa e a criança nos primeiros meses de vida virá da vacina recebida pela mãe”, enfatiza o titular da SMS, Durval Pedroso, que pede para que as gestantes e puérperas (que deram à luz há até 45 dias) façam um esforço para irem se vacinar contra a Covid-19.

Em Goiânia, a vacinação do grupo acontece exclusivamente no Ciams Dr. Domingos Viggiano com  reserva de doses no horário de funcionamento de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas. Para incentivar a vacinação do grupo, a SMS exige apenas um comprovante da gestação ou do nascimento do bebê e comprovante de residência na capital.

A vacinação das gestantes pode ser feita em qualquer período gestacional e as mulheres que se vacinaram contra a Influenza devem cumprir o intervalo de 15 dias para receber a vacina contra a Covid-19. O governo estadual determinou que as gestantes recebam vacinas que não contenham vetor viral.

A capital tem priorizado que elas recebam os imunizantes da Pfizer ou da Coronavac. As que receberam a primeira dose da Astrazeneca podem receber a segunda dose preferencialmente com a vacina da Pfizer e nos locais onde ela não estiver disponível, com a Coronavac. 


Prefeitura de Goiânia Covid-19 Vacinação Gestantes
P U B L I C I D A D E