Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Obra desenrolara na gestão do então prefeito Iris Rezende, após pagamento de contrapartidas atrasadas

BRT em Goiânia só vai transportar metade dos passageiros previstos

07/08/2021, às 11:44 · Por Redação

A entrega do corredor exclusivo de transporte coletivo BRT Norte-Sul, no trecho entre os terminais Recanto do Bosque e Isidória, está prevista para outubro deste ano, mas a operação do sistema no local será menor do que era esperado. A informação é do jornal O Popular. 

No projeto para a construção do eixo, feito ainda em 2011, a expectativa era de que os 35 ônibus transportassem 112 mil passageiros diários em 416 viagens por dia útil. A obra só foi iniciada em 2015 e logo depois paralisada e só acelerou na gestão Iris Rezende (MDB). 

Será entregue parte do corredor com 10 ônibus com a estimativa de transportar cerca de 60 mil passageiros por dia, quando devem ser feitas em torno de 360 viagens. Ou seja, o corredor deve carregar menos 46,4% do que era previsto. 

A operação para o uso do BRT ainda está sendo estudada pelo grupo formado na Prefeitura de Goiânia, formado por diversas pastas da administração municipal, como de Mobilidade, Infraestrutura e também a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). Para discutir o uso do corredor, há também a participação do consórcio das empresas concessionárias do sistema de transporte metropolitano (Redemob). Isso ocorre porque, na última semana, Paço e concessionárias fecharam acordo para encerrar a disputa judicial sobre quem seria responsável por operar as linhas no eixo norte-sul.

O presidente da CMTC, Tarcísio Abreu, explica que o grupo é integrado para que o planejamento da operação seja bem realizado. A redução na estimativa de atendimento com relação ao projeto original é explicada pelo momento do transporte coletivo, especialmente com a pandemia da Covid-19, com queda na demanda de usuários.


Prefeitura de Goiânia Iris Rezende
P U B L I C I D A D E