P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 28/03/24
Matérias
Foto: Jucimar de Sousa

Rogério Cruz afirma que não se arrepende do encerramento do contrato com o banco e garante que há recursos disponíveis para conclusão das obras em andamento

Rogério Cruz admite copiar Vanderlan e afirma que ‘Iris foi muito mal orientado’ sobre contrato

03/08/2021, às 18:10 · Por Eduardo Horacio

O prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) afirmou ter copiado do senador Vanderlan Cardoso (PSD) a ideia de cancelar o empréstimo de R$ 780 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Rogério diz ainda que o então prefeito Iris Rezende (MDB) foi “mal orientado” ao assinar o empréstimo. Porém, quando era vereador, Cruz votou favorável ao empréstimo, elogiou o mesmo e não fez nenhuma crítica. Os recursos eram destinados a obras de infraestrutura na Capital, parte delas atualmente paralisadas.

Derrotado por Iris e oposição a ele, Vanderlan já se preparava para disputar novamente o Paço e criticou, à época, o acordo realizado entre o banco estatal e a gestão municipal, em junho de 2019. Rogério Cruz afirma agora que, baseado neste alerta, verificou todos os mecanismos e concluiu (dois anos depois) que o melhor seria encerrar o contrato de empréstimo.

“De fato foi algo que copiei Vossa Excelência. O senhor colocou a importância do cuidado com esse contrato. Muitas observações foram feitas e não tive confiança para renová-lo”, afirmou Rogério Cruz. “São recursos vultosos que poderiam comprometer o futuro financeiro da Prefeitura de Goiânia. Isso não quer dizer que o prefeito Iris é um mau administrador. Acho que foi muito mal orientado”, emendou.

Antes de o empréstimo ser assinado, Iris enviou à Câmara de Vereadores um pedido formal de autorização para contrair o empréstimo junto a Caixa. Após aprovação unânime nas comissões, o pedido foi aprovado em plenário com os votos de 31 dos 35 parlamentares. O então vereador Rogério Cruz foi um dos que votou favorável à matéria.

Cruz afirma que não se arrepende do encerramento do contrato com o banco e garante que há recursos disponíveis para conclusão das obras em andamento. É possível que o prefeito esteja correto, afinal Iris Rezende encerrou sua gestão deixando no caixa do município mais de 1 bilhão.

“Foi uma decisão assertiva. Olhando os fatos, o senhor vinha colocando a questão dos juros e correções aplicados nesses empréstimos. As obras continuam. Aquelas que precisarem do apoio financeiro da prefeitura, nós faremos. Não estamos tendo dificuldade de conseguir apoio dos nossos deputados federais e senadores”, concluiu Rogério Cruz.

O prefeito Rogério Cruz recebeu o senador Vanderlan Cardoso durante audiência no Paço Municipal. O encontro foi considerado uma retribuição ao gesto do prefeito de visitar o gabinete do senador, em Brasília. Após um encontro reservado, Cruz e Cardoso participaram de uma coletiva de imprensa.


Rogério Cruz Prefeitura de Goiânia Vanderlan Cardoso Caixa Econômica Federal Empréstimo
P U B L I C I D A D E