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Goiânia, 29/05/24
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A pesquisa de preços foi realizada entre os dias 21 e 27 de julho e envolveu, além de roupas sociais, comparações de eletrônicos, calçados, ferramentas e perfumes

Produtos até 749% mais caros por conta do dia dos pais, aponta Procon Goiânia

03/08/2021, às 16:52 · Por Redação

Para quem deixou para comprar o presente do Dia dos Pais na última semana antes da comemoração, uma dica preciosa: se optar por alguma peça de vestuário, vale a pena pesquisar, e muito.

De acordo com levantamento realizado pelo Procon Goiânia, divulgado nesta segunda-feira (2/8), o grupo é o que apresenta as maiores variações de preços - de 149,81% (camisa gola polo lisa) até 749,92% (gravata). Os outros itens, neste mesmo rol, são cinto de couro (434,78%), camisa social manga longa (183,21%) e camisa social manga curta (150,38%). 

A pesquisa de preços foi realizada entre os dias 21 e 27 de julho e envolveu, além de roupas sociais, comparações de eletrônicos, calçados, ferramentas e perfumes. Os 28 itens verificados nesses cinco grupos são de 21 estabelecimentos, entre lojas física e site de compras. A menor variação encontrada (2,27%) é na máquina de cortar cabelo: de R$ 42,23 até R$ 43,19.  

Entres os eletrônicos, há grande diferença registrada na caixa de som bluetooth: R$ 589 a R$ 939,90, uma oscilação de quase 60%. A variação no valor dos celulares, segundo a pesquisa, é bem menor. Um aparelho com a mesma configuração pode custar de R$ 1.022,07 a R$ 1.149,00. A diferença é de 12,42%.

Orientações

O consumidor não pode trocar o presente baseado na diferença de modelo, cor ou tamanho, a não ser quando o lojista prometer a possibilidade. Para isso, a política de troca da loja precisa estar registrada no recibo ou no cupom fiscal.

Caso o produto venha com defeito, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) garante o direito do cliente ao conserto. Se o presente apresentar defeito ou "vício" de fábrica, o fabricante tem 30 dias para consertar. Não havendo o reparo, o consumidor tem direito a um novo produto ou devolução do valor pago.

No caso das compras on-line, a transação envolve o "direito de arrependimento", mesmo que o produto não apresente qualquer defeito ou vício. A garantia está prevista no artigo 49 do CDC. O prazo para a devolução do produto é de sete dias, contados a partir da data de recebimento da encomenda ou da contratação de um serviço.


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