Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Divulgação

A ascensão de Wilder (na foto, à direita) à presidência do Pros revela uma inusitada troca de cadeiras entre aliados do governador Ronaldo Caiado

Wilder Morais toma comando do Pros do vice-governador Lincoln Tejota

27/05/2019, às 00:02 · Por Eduardo Horacio

Desde que disputou uma eleição pela primeira vez, em 2010, o ex-senador e atual secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais, irá trocar de partido pela quarta vez. Atualmente filiado DEM, partido do governador Ronaldo Caiado, ele assumirá o comando do Partido Republicano da Ordem Social (Pros) em Goiás.  

A ascensão de Wilder à presidência do Pros revela uma inusitada troca de cadeiras entre aliados do governador Ronaldo Caiado. Até então, o Pros é comandado pelo vice-governador Lincoln Tejota, que deverá procurar outra legenda. O vice-governador flerta com o PP, que já teve Wilder como presidente, mas hoje o partido mantém independência da caiadista, o que dificulta a mudança. 

Idas e vindas
A primeira tentativa eleitoral do empresário Wilder Morais foi com a postulação de suplente do então senador Demóstenes Torres, pelo DEM, em 2010. Demóstenes foi eleito e, posteriormente, envolvido na Operação Monte Carlo, teve o mandato cassado em 2012. Com o impedimento do titular, Wilder herdou quase sete anos de mandato no Senado Federal.

Wilder permaneceu no DEM por alguns anos e com o distanciamento do partido da base governista, em 2015, transferiu-se para o PP, tornando-se presidente estadual da legenda – que vivia uma acirrada e longa disputa entre os então deputados federais Roberto Balestra e Sandes Júnior.

No processo eleitoral de 2018, Wilder Morais foi rifado pelo base aliada do então governador Marconi Perillo (PSDB) na tentativa de disputar a reeleição. Como alternativa, Wilder aproximou-se novamente de Ronaldo Caiado, com garantias de ser candidato à reeleição.

Pros
Sem conseguir o objetivo de permanecer no Senado Federal, já que terminou a disputa em terceiro lugar, Wilder Morais tornou-se secretário estadual. Mesmo assim, parece desconfortável no DEM, que segue sob o comando do governador Ronaldo Caiado. Por isso Wilder costura nova mudança e, uma vez mais, comandará uma legenda em Goiás.

O Pros é uma das siglas que conquistou algum espaço em Goiás nos últimos anos. Tem hoje uma bancada de três deputados estaduais e três vereadores em Goiânia, entre eles, o presidente da Casa, Romário Policarpo. Com Wilder, o fundador e presidente nacional do Pros, o goiano Eurípedes Júnior, pretende colocar a legenda no jogo eleitoral em Goiânia. 


Lincoln Tejota Wilder Moraes
P U B L I C I D A D E