Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Foto: Divulgação

A análise possível do discurso dos membros do governo é de que há um desconforto na cúpula com os rumos da atual gestão e desconfiança com seus auxiliares

Discurso de aliados escancara crise política até então desconhecida no governo Caiado

24/05/2019, às 02:02 · Por Eduardo Horacio

Há forte cobrança por unidade interna entre os membros do governo estadual. Até então despercebida, a crise veio à tona nesta quinta-feira, 23 de maio, durante o lançamento do programa Goiás de Resultados. O vice-governador Lincoln Tejota (Pros) e o secretário de governo Ernesto Roller cobraram que os demais integrantes do primeiro escalão trabalhem para fortalecer o governador Ronaldo Caiado (DEM) em detrimento de projetos individuais.  

“Não temos 17 governos, temos um governo Ronaldo Caiado”, cobrou Lincoln Tejota, fazendo menção ao número de secretários do governo estadual (e não ao partido de Jair Bolsonaro). A declaração, por si só, causou estranheza. Antes que o vice-governador se manifestasse, não havia dúvida de que Caiado controlasse seu governo. O mandato, por sinal, até aqui, muito personalista e centralizador.

Para piorar, a manifestação do vice-governador não foi isolada. O secretário de governo Ernesto Roller fez coro às declarações de Lincoln Tejota. “Temos os melhores quadros, mas precisamos sempre nos lembrar de caminharmos juntos. Esse governo é de todos nós, e estamos 100% comprometidos com ele”, destacou Roller. Ou seja: não estão caminhando juntos? Falta 100% de comprometimento? Estranho discurso.

A análise possível do discurso dos membros do governo é de que há um desconforto na cúpula com os rumos da atual gestão e desconfiança com seus auxiliares. Sem planejamento prévio e sem dinheiro, as pastas tem atuado no varejo, cumprindo ações básicas e tentando manter de pé programas existentes. O momento é apenas reflexo do comando centralizador de Ronaldo Caiado e não de autonomia de algum auxiliar.

Goiás de Resultados
Ronaldo Caiado afirmou que o Goiás de Resultados é o programa de maior visibilidade de seu governo. “Com essa iniciativa, sob comando do vice-governador, cada secretaria vai indicar seus projetos principais e que convirjam com as demais pastas, para darmos celeridade àquilo que o governo define como prioritário para cada área do Governo”, explicou o governador.

Lincoln Tejota, que coordenará o programa, disse que será parceiro das secretarias no trabalho de identificar quais são os principais gargalos e desafios que travam a entrega de resultados à população. “A população espera isso de nós, que o governo empregue os recursos públicos de forma inteligente e eficiente”, concluiu o vice-governador.

O decreto que cria o Programa Goiás de Resultados possibilita também a realocação de verbas no orçamento, caso as metas estabelecidas não seja alcançadas.


Ronaldo Caiado Lincoln Tejota Crise Ernesto Roller
P U B L I C I D A D E