Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Após todos acima de 18 anos, PNI incluirá faixa etária de 12 a 17 anos, principalmente com comorbidades

Goiás deve vacinar adolescentes de 12 a 17 anos em setembro

28/07/2021, às 15:23 · Por Redação

O Plano Nacional de Imunizações (PNI) contra a covid-19 incluirá depois da vacinação dos adultos a partir de 18 anos, os adolescentes de 12 a 17 anos. Com isso, a previsão é que Goiás comece a vacinar o grupo já em setembro. 

A decisão foi tomada em reunião nesta semana, entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho de Secretarias Municiais de Saúde (Conasems).

De acordo com a decisão do ministro Marcelo Queiroga, assim que todos os adultos foram imunizados contra a doença no Brasil, o PNI passará a priorizar os adolescentes de 12 a 17 anos, principalmente aqueles com comorbidades.

"Estados e municípios devem seguir, rigorosamente, as definições do Programa Nacional de Imunizações (PNI) quanto aos intervalos entre as doses e demais recomendações técnicas, sob pena de responsabilidade futura", define a determinação do Ministério da Saúde.

Já a redução do intervalo de aplicação da segunda dose nos adultos a partir de 18 anos ficará para ser discutida assim que todos as pessoas a partir dessa idade tiverem recebido a primeira dose da vacina.

Após a distribuição da primeira dose para toda a população adulta (com 18 anos ou mais), será analisada a redução do intervalo entre a primeira e a segunda dose, baseada, sempre, nas melhores evidências científicas, trazidas nas discussões da Câmara Técnica Assessora de Imunizações.


PNI Covid-19
P U B L I C I D A D E