P U B L I C I D A D E
Poder Goiás

Goiânia, 29/03/24
Matérias
Foto: Jackson Rodrigues

Se o posto de vacinação instalado no Shopping Passeio das Águas não tem alcançado o objetivo inicialmente planejado, a SMS já deveria ter buscado alternativas

Enquanto agendamentos estão suspensos, sobram vacinas em drive-thru de Goiânia

23/07/2021, às 18:05 · Por Eduardo Horacio

A Prefeitura de Goiânia anunciou que nos últimos dias têm ocorrido sobras diárias de 300 a 500 doses de vacinas contra a Covid-19 no drive-thru instalado no Shopping Passeio das Águas. Diariamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) disponibiliza duas mil senhas para a população com disposição para enfrentar filar quilométricas.

Ao mesmo tempo, desde a tarde de quinta-feira, 22, os goianienses com 35 anos ou mais não conseguem fazer agendamento para vacinação no site oficial ou pelo aplicativo Prefeitura 24 Horas. Até a próxima segunda-feira, 26, todas as vagas estão preenchidas e novos agendamentos dependem da chegada de novas remessas à Capital.

Em entrevista ao Popular, a secretária executiva da SMS, Luana Ribeiro, diz acreditar que a baixa procura pela vacina no drive-thru esteja relacionada à escolha de vacinas por parcela da população. Alguns imunizantes possuem restrição quanto ao acondicionamento e refrigeração.

O secretário municipal de Saúde Durval Pedroso sugere ainda que a população fique alerta aos comunicados oficiais da Prefeitura sobre a ‘sobra’ dos imunizantes no Passeio das Águas para evitar que doses sejam perdidas.  

Desorganização
Parece claro que o maior problema da vacinação na Capital é a desorganização. Primeiro, não é aceitável que doses de vacinas sejam perdidas quando metade da população apta ainda não foi vacinada. Se ocorrerem perdas, os gestores do município devem ser responsabilizados.

Além disso, se o posto de vacinação instalado no Shopping Passeio das Águas não tem alcançado o objetivo inicialmente planejado, a SMS já deveria ter buscado alternativas. Poderia facilmente ampliar mais um ou dois locais por demanda espontânea (incluindo pedestres) ou mesmo reagendar pelo aplicativo as doses remanescentes – todos os dias pessoas procuram pelo agendamento e nem sempre consegue.


Vacina Vacinação Covid-19 Prefeitura de Goiânia Drive-thru Agendamento Aplicativo
P U B L I C I D A D E