P U B L I C I D A D E
Poder Goiás
Goiânia, 02/08/21
Matérias
Divulgação

Desde abril os profissionais de diferentes áreas de saúde do Hugo participam de atividades de aperfeiçoamento das técnicas de humanização no atendimento

Hugo capacita equipe para cuidar de pacientes em estágio terminal

21/07/2021 · Por Redação

A equipe do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo) passou a receber treinamento de capacitação para ampliar a rotina de cuidados paliativos aos pacientes. A medicina paliativa é uma abordagem interdisciplinar para promover a qualidade de vida dos envolvidos no tratamento por meio da prevenção e do alívio do sofrimento físico, psíquico, social e espiritual.
 
O médico paliativista Igor Cabral relata que desde abril os profissionais de diferentes áreas de saúde do Hugo participam de atividades de aperfeiçoamento das técnicas de humanização no atendimento.
 
“O cuidado paliativo é uma abordagem de cuidado para qualquer pessoa que esteja diante de uma doença grave, incurável, progressiva ou que possa gerar algum tipo de sofrimento”, explica Cabral.
 
“Fazemos uma avaliação do paciente, tentamos resgatar a biografia dessa pessoa. É muito importante sabermos bem de quem estamos cuidando. Precisamos resgatar os valores e preferências para que o paciente tenha sempre a sua autonomia preservada e possa participar do planejamento de cuidados.” Além das etapas descritas pelo paliativista, faz parte do uso dos cuidados paliativos a inclusão da família na forma de encarar os cuidados daquela pessoa.
 
Além das atividades de capacitação feita diretamente pelos médicos paliativistas, as equipes multiprofissionais recebem materiais que tratam dos cuidados paliativos para que os representantes de cada profissão de saúde realizem o treinamento com os outros integrantes do corpo clínico do Hugo.



Hugo Saúde Governo de Goiás