Poder Goiás
Goiânia, 29/05/24
Matérias
Divulgação

Goiás, Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins apresentaram alta nas ocupações de UTI

Goiânia tem pior taxa de ocupação em UTIs para Covid-19 das capitais

15/07/2021, às 12:35 · Por Redação

Goiânia está entre as quatro capitais brasileiras com quadro mais crítico de ocupação em UTIs para covid-19 

Dentre elas, atualmente apresenta pior taxa. É o que consta no segundo boletim extraordinário publicado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) com informações referentes aos dias 5 e 12 de julho.

Além da capital goiana, São Luís, Rio de Janeiro e Brasília também apresentam situação preocupante.

No quadro geral do país, as taxas de internações para casos de covid-19 apresentaram melhora nas últimas semanas. Goiás, no entanto, registrou elevação do indicador no mesmo período citado: saiu do nível médio para crítico.

Ao tratar sobre a situação dos leitos de UTI no SUS para tratar covid-19 em adultos, o boletim destaca que Goiás, Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins apresentaram alta nas ocupações. As taxas, diz o documento, levantam “alerta”. 

De acordo com o documento da Fiocruz, entre os dias 4 e 10 deste mês, observou-se queda pela terceira semana consecutiva dos números relacionados à incidência e mortalidade da covid-19 no país, cerca de 2% de registros a menos ao dia.

As médias, no entanto, ainda permanecem “em patamar elevado”, conforme o próprio boletim: são 46,7 mil casos e 1,3 mil mortes a cada 24 horas.

O avanço da vacinação é apontado como fator que tem resultado na redução de casos e óbitos por covid-19 nas últimas semanas país afora.

Os pesquisadores também recomendam a manutenção das medidas de distanciamento físico, uso de máscaras, cuidados com a higiene das mãos e que a população se vacine conforme o calendário dos municípios.



Fiocruz Goiânia UTI
P U B L I C I D A D E